“Maior Gargalo hoje em Viracopos é o pátio de aeronaves”, afirmou Secretário Ronei Glanzmann, em Campinas

Ronei Glanzmann, Secretário Nacional de Aviação Civil, esteve na última terça-feira(14), em Campinas, para falar do futuro de Viracopos.

Em sua apresentação, Glansmann afirmou que hoje o pátio de estacionamento de aeronaves é o maior gargalo hoje do aeroporto de Campinas.

O Secretário Ronei Glanzmann aproveitou a oportunidade na cidade para atualizar o status da relicitação de Viracopos. “No início de janeiro o material chegará para o TCU. Em meados de 2022 a relicitação estará no mercado. No primeiro ou segundo trimestre de 2023 já teremos um novo concessionário em Campinas”, resumiu Glanzmann.

Defesa da área total – Hoje o chamado “sítio aeroportuário” de Viracopos é de 27km², um dos maiores do mundo. Todavia, apenas 52% estão disponíveis atualmente, em função de áreas ainda não totalmente desapropriadas. Para se evitar essa insegurança atual, o novo Edital prevê uma área de 13,6 km², dos quais 88% já são a união e os outros 12% em fase final do processo. “Isso garante aos novos interessados, uma segurança para seu planejamento”, avaliou Glanzmann.

Os prefeitos do interior presentes, liderados pelo prefeito de Campinas, Dário Saaadi, e pelo diretor titular do CISEP Campinas, José Nunes Filho, foram unânimes em defender a área total para Viracopos, sob o argumento de se explorar melhor o equipamento urbano como vetor de desenvolvimento para a Região.

O evento foi elogiado por todos os presentes. “Após este debate, sairemos daqui com um Edital ainda melhor do que estávamos ontem”, finalizou Glanzmann, em suas considerações finais.