Ministério da Infraestrutura anuncia medidas para setores marítimo, aéreo e rodoviário contra o Covid-19

Para minimizar os impactos do coronavírus no país e garantir a saúde da população, o Ministério da Infraestrutura quer garantir a circulação e o abastecimento de insumos, mercadorias e itens básicos em todas as regiões.

Ações imediatas – Para continuar as operações nos portos de forma segura e protegendo os trabalhadores, o ministério tomou medidas como o afastamento do grupo de risco, escala digital, triagem, restrições a tripulações de fora, equipamentos a trabalhadores de campo e regulação da renda mínima a portuários avulsos afastados.

Na aviação, apresentamos a Medida Provisória que visa garantir solvência do setor e manter linhas essenciais no abastecimento de remédios, vacinas e insumos. Também acionaremos concessionárias privadas de aeroportos para comprar materiais de prevenção e ajudar no controle.

Para os caminhoneiros, os postos Sest/Senat, Fórum TRC, Programa Roda Bem Caminhoneiro e ouvidoria funcionarão no monitoramento, orientação e indicação de postos de triagem e equipamentos. Prepararemos também assistência a profissionais autônomos em grupos de risco. E para os motoristas profissionais, atenção: vamos encaminhar a proposta de prorrogação de prazos de renovações a vencer, incluindo carteira de motorista (CNH)

Transportes – O secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa, se reuniu, na tarde de ontem (18), com as instituições parceiras e vinculadas do transporte de cargas e de passageiros para debater e sugerir ações emergenciais do Ministério da Infraestrutura contra os impactos da pandemia do Coronavírus no setor. A reunião, realizada por videoconferência, contou com representantes da ANTT, Sest/Senat, CNA e CNTA, entre outros.

“Este encontro inicial tem como objetivo cumprir a determinação que recebi do ministro Tarcísio [Gomes de Freitas]. O intuito é estabelecer estratégias e políticas para transporte de carga e de passageiros”, relata o secretário.

Na reunião, cada entidade ficou responsável por uma força-tarefa focada em evitar o desabastecimento da população e na garantia da continuidade do transporte interestadual de passageiros. O foco é apoiar e dar segurança para todos que estiverem nas rodovias e ferrovias federais.