Ministérios discutem o escoamento da safra

Ministros alinham ações de curto, médio e longo prazo para escoamento da safra de grãos

O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu na manhã de hoje (23/04) o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) , Antônio Andrade, para alinhar as ações de curto, médio e longo prazo que estão sendo adotas pelo Governo Federal para o escoamento da safra de grãos. Na ocasião, foi assinada uma portaria que constitui um Grupo de Trabalho para acompanhar e dar celeridade as ações previstas.

O grupo se reunirá na próxima semana para analisar o cenário atual de superprodução agrícola e suas perspectivas; identificar e levantar estudos para definir melhores práticas utilizadas no país e no exterior para identificar os gargalos a serem solucionados; monitorar a movimentação de grãos; propor um plano de ação para orientar a iniciativa pública e privada na priorização dos investimentos; identificar, relacionar e viabilizar as potenciais fontes de recursos para o desenvolvimento das ações propostas.

De acordo com dados do MAPA, em 2011/2012 o país produziu 166 milhões de toneladas de grãos com a expectativa de ultrapassar os 184 milhões de toneladas em 2013. “Por isso, a importância do desenvolvimento de ações conjuntas entre portos, transportes e agricultura” disse o Ministro dos Portos.

Cristino apresentou ainda algumas das medidas estão sendo adotadas em portos como o de Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande.

Dentre elas, a integração dos órgãos de trânsito estaduais e municipais nos corredores de acesso aos portos, implementação do plano de comunicação ao transportador e a implementação de novos pátios reguladores de tráfego.

O grupo é composto por dois representantes da Secretaria de Portos; Ministério da Agricultura; Ministério dos Transportes; Empresa de Planejamento e Logística S. A.; Agência Nacional dos Transportes Terrestres; Agência Nacional de Transportes Aquaviários e da Confederação Nacional do Transporte.

Além disso, a Secretaria de Portos instituiu o Programa Porto 24h nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória. O Porto 24h faz parte do Sistema de Inteligência Logística, desenvolvido para desburocratizar o sistema portuário. Com a implantação as equipes de fiscalização estarão de forma integrada eletronicamente, em plantão durante 7 dias na semana e 24 horas por dia para liberação de cargas, embarcações e veículos nos portos. Segundo cronograma os portos de Suape, Paranaguá, Rio Grande, Itajaí e Fortaleza irão aderir ao projeto no dia 06 de maio.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *