MRS libera vias para transporte de cargas

A concessionária de ferrovias MRS Logística, que opera 1,7 mil km de trilhos entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, está investindo R$ 230 milhões em projetos que visam ampliar suas operações na Grande São Paulo e no acesso ao porto de Santos. Com isso, a empresa quer, num primeiro momento, triplicar a capacidade de transporte de cargas nessa região, para 24 milhões de toneladas e, no futuro, chegar até 56 milhões de toneladas.

Na sexta-feira, a MRS firmou com a Companhia de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (CPTM) um acordo para segregação de 12 quilômetros de vias ferreas na Grande São Paulo. O trecho fica entre a localidade de Manoel Feio, em Itaquaquetuba, e Suzano, na região Leste da capital. Com a operação, nesse trajeto haverá linhas específicas para o tráfego de cargas e para o de passageiros. Hoje, com uma linha única, os trens de cargas não podem operar em horários de pico, reservados aos de passageiros, que já somam 2,2 milhões de pessoas e devem saltar para 3,7 milhões nos próximos anos.

O início das obras está previsto para este ano, tão logo seja concedido o licenciamento ambiental, e o término, para meados de 2012, de acordo com informação das duas empresas. O investimento nessa obra, considerada primordial pela concessionária para acelerar seu tráfego na região, será todo bancado pela MRS e está avaliado em R$ 100 milhões.

Essa operação, informa a empresa, vai permitir a interligação com sua linha que desce para o porto de Santos, onde está investindo mais R$ 130 milhões em novas locomotivas de cremalheira para poder elevar o volume transportado na Baixada Santista

Fonte: Valor Econômico/Ivo Ribeiro

1 responder
  1. Reynaldo Braga Floriano
    Reynaldo Braga Floriano says:

    Iniciativas como esta da MRS indicam que o Brasil não pode mais esperar lentas ações governamentais para ampliar a utilização do modal ferroviário no processo de desenvolvimento do país. Se a coisa não acontece pelo lado público, a iniciativa privada toma a dianteira e impulsiona projetos com uma vantagem a se destacar: projetos realmente necessários e a custos e tempo reais. Parabéns a MRS.

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