Multinacional brasileira, Asia Shipping completa 25 anos e cresce no mercado Pharma

Única da AL presente no top 50 maiores de agentes de carga no mundo, empresa foca no transporte de insumos e é responsável pelo transporte da vacina Coronavac no Chile e Uruguai

Imagine transportar um sorvete da China para o Brasil, de forma que ele não derreta e mantenha o sabor original. Embora seja um cenário hipotético, ele retrata bem todo o trabalho logístico realizado pela Asia Shipping para o setor farmacêutico. Como se trata de uma mercadoria sensível, que precisa seguir à risca os padrões de temperatura e armazenagem, a empresa trabalha com os mais inovadores contêineres aéreos ativos, capazes de atender o serviço porta a porta sem desvios de temperatura (de – 40ºC a 40ºC) e, também, com embalagens passivas, que podem manter o produto em faixas de temperaturas ainda mais baixas com o uso de materiais refrigerantes e isolantes.

Atualmente, grandes grupos farmacêuticos como APSEN, CIMED, Prati Donaduzzi, Cristália, Instituto Butantan, EMS e Eurofarma são clientes da Asia Shipping, membro da WCA Pharma, líder mundial da Rede Logística Farmacêutica. No caso da APSEN, a empresa precisava transportar um produto sensível à temperatura. Por meio de consultoria apresentada pela Asia Shipping, a farmacêutica decidiu substituir os embarques do sistema ativo de controle de temperatura para o passivo, com resultados satisfatórios. Além de passar pelo crivo do departamento de qualidade da farmacêutica, a solução permitiu à APSEN reduzir seus custos logísticos em cerca de 30%.

“Temos uma logística internacional complexa e a Asia Shipping compreendeu nossos desafios e apresentou uma alternativa de embarque do Canadá para o Brasil com embalagens passivas. Fizemos a qualificação da embalagem e seguimos com os embarques, que estão nos atendendo prontamente. Houve ainda uma queda significativa nos valores do frete, mantendo o nível de qualidade que priorizamos”, afirma Juliana Alves, analista de Comércio Exterior da APSEN.

De acordo com Fernando Piza, Head de Pharma & Healthcare da Asia Shipping, a indústria farmacêutica é uma das mais reguladas do mundo e exige um conjunto de boas práticas para transporte, armazenagem e distribuição. “Nos importamos em fazer o melhor em toda a cadeia logística para que o medicamento ou insumo chegue em ótima qualidade para a população, estando em conformidade com a legislação e com as Melhores Práticas de Transporte e Armazenagem”, destaca.

Em 2020, a Asia Shipping realizou 82 mil embarques, sendo que o segmento de Pharma representou 5%. A expectativa é que haja um incremento da participação do setor nos negócios da multinacional brasileira na ordem de 5%, baseado em novas demandas, como o transporte de vacinas da China para países da América Latina. De janeiro a maio, a Asia Shipping transportou mais de 16 milhões de doses da vacina chinesa Coronavac para Chile e Uruguai, considerando todas as especificidades e exigências para garantir um deslocamento seguro, em temperatura adequada, para proteger a população e controlar a pandemia de Covid-19.

“Também oferecemos uma série de soluções para a exportação de insumos e medicamentos para farmacêuticas brasileiras que estão abrindo plantas na Europa e nos Estados Unidos. Atualmente, temos contratos globais com os maiores fornecedores de contêineres aéreos ativos e embalagens passivos. A nossa estrutura e a inteligência logística nos posicionam como um dos principais especialistas no mercado para embarques farmacêuticos complexos”, reitera Piza.

Em 2021, a Asia Shipping comemora 25 anos de existência como maior integradora logística da América Latina e a única da região presente no Ranking dos 50 maiores agentes de carga do mundo.