Nova Concessionária dispensa 34,1% dos servidores da Infraero em Viracopos

Dos 800 concursados da estatal, 273 deles encerram atividades no dia 13.
Aeroportos Brasil assume operação definitiva em Campinas em fevereiro.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que vai administrar o aeroporto internacional de Campinas (SP) a partir de fevereiro de 2013, dispensou 34,1% dos funcionários concursados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que atuam no terminal. Após uma auditoria feita por uma consultoria contratada pela concessionária para identificação de perfil e alinhamento às ações previstas para o aeroporto, 273 dos 800 trabalhadores da estatal, integrantes do plano de transferência, encerrarão as atividades em Viracopos no dia 13, e serão remanejados para outros aeroportos operados pela Infraero no país.

Ao todo, 7.969 trabalhadores são credenciados para atuarem no aeroporto de Campinas, sendo 904 concursados da Infraero. Cerca de cem deles continuarão em Viracopos, mesmo com a concessão, porque fazem parte de outras áreas que continuam sendo controladas pela estatal, como navegação aérea e jurídica. Os 273 funcionários dispensados começaram a ser comunicados no dia 24 de outubro.

Os outros cerca de 500 concursados vão continuar trabalhando no aeroporto até fevereiro do ano que vem, quando será finalizado o plano de transição e definido quem será incluído no quadro de funcionários da concessionária, formalizando a contratação, e quem será remanejado pela Infraero para outros locais. Neste período, os funcionários da estatal que permanecerem em Campinas terão os salários pagos pela Aeroportos Brasil Viracopos, que reembolsará o valor à Infraero.

Até o momento, 20 gestores da Infraero em Viracopos receberam convite formal para permanecerem  em Campinas após o término do plano de transferência. Os outros convites serão formalizados até fevereiro, de acordo com a demanda identificada pela concessionária. A Infraero informou que cabe ao trabalhador aceitar ou não o convite.

Desde 13 de agosto, quando Aeroportos Brasil iniciou a atuação no aeroporto, 60 pessoas foram contratadas para a fase de implantação nas áreas de finanças, folha de pagamento, benefícios e contabilidade. A concessionária informou que essa mão de obra era carente em Campinas, já que as equipes da Infraero estão sediadas na regional de São Paulo (SP) ou na sede, em Brasília (DF).

No dia 14 de novembro, a Aeroportos Brasil assume a operação do terminal, mas ainda assistida pela estatal. Após três meses, de acordo com o contrato de concessão, a administração passa a ser totalmente da concessionária.

Em nota, a Infraero informou que está investindo na capacitação dos empregados nos aeroportos privatizados que não irão para as concessionárias e que eles serão aproveitados em outras áreas e/ou órgãos do Governo, e que está adotando ações desde o início dos processos de concessões dos aeroportos, estabelecendo grupos de trabalhos específicos para tratar do remanejamento dos funcionários.

No caso do Aeroporto de Viracopos, os trabalhadores que não forem convidados pela concessionária para continuarem em Campinas serão transferidos para a Superintendência Regional de São Paulo ou para os aeroportos mais próximos e em órgãos do governo federal.

Já os concursados que decidirem ficar no aeroporto após 13 de fevereiro de 2013 terão o contrato de trabalho suspenso com a Infraero por um período máximo de 18 meses. Caso queiram retornar à estatal dentro do prazo, serão remanejados para uma unidade da empresa.

Fonte: G1 campinas

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *