Novo Hyundai “ix25” será fabricado em Piracicaba e chegará ao mercado em fevereiro

Penúltimo mês do ano, novembro será duplamente importante para a Hyundai no Brasil: além de iniciar a produção do ix25 em Piracicaba (SP), a empresa vai expor o carro pela primeira vez no País, no Salão do Automóvel de São Paulo.

O início das vendas está programado para janeiro ou fevereiro de 2017.

O utilitário-esportivo compacto, terceiro produto nacional da Hyundai no País (já são feitos aqui o HB20 e o HB20 S), deve manter a mesma base mecânica das versões de topo dos “irmãos”, com motor 1.6 flexível de até 126 cv e câmbio manual ou automático de seis velocidades.

Com 4,27 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,63 m de altura e 2,59 m de distância entre os eixos, o ix25 é um pouco maior que o HB20 S. As medidas do sedã são de, respectivamente, 4,23 metros, 1,68 m, 1,47 m e 2,50 m.

Revelado em abril de 2014, durante o Salão de Pequim, o utilitário-esportivo surgiu como um protótipo, mas com linhas bem próximas às da versão de produção.

Posteriormente, a Hyundai confirmou os planos de produzir o modelo, que seria global e feito sobre a mesma plataforma do HB20 e i20. O primeiro país a receber o ix25 foi a China, ainda no final de 2014. Outro mercado importante a ter o utilitário-esportivo compacto já à venda é o indiano.

Nos mercados onde já vendido o ix25 traz itens como rodas de liga leve de 17 polegadas, luzes diurnas de LEDs, central multimídia com tela de cinco polegadas sensível ao toque e navegador GPS, seis air bags, bancos com revestimento de couro e até câmera na traseira.

Em alguns países, o jipinho recebe um nome diferente. Ele é oferecido como Creta, em alusão à mais populosa das ilhas da Grécia.

Quando a Hyundai confirmou que faria utilitário, o Jornal do Carro antecipou sua produção nacional (além do nome ix25) para logo após o lançamento do HB20 e do HB20S reestilizados – o que ocorreu no ano passado.

Concorrência. No Brasil, o ix25 chegará para participar do segmento que mais está em evidência no mercado, o de utilitários-esportivos compactos. O líder dessa categoria é o Honda HR-V, seguido pelo Jeep Renegade – ambos lançados em 2015.

Em 5 de agosto, chegará às concessionárias do Brasil o Nissan Kicks, que já está em pré-venda. Além disso, até o fim do ano o pioneiro EcoSport receberá atualizações.

Com informações: Com informações: O Estado de S.Paulo