“Nunca estivemos tão perto”, afirma secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, sobre acordo entre Mercosul e União Europeia

O secretário discursou durante o Congresso Mundial das Câmaras de Comércio, que está sendo realizado entre os dias 12 e 14 no Rio de Janeiro. Em conversa com a imprensa, nas margens do evento, o representante do governo revelou que uma reunião de alto nível deve acontecer no final de junho, com ministros do bloco sul-americano e europeu.

Segundo o economista, detalhes finais ainda estão sendo negociados nas áreas de agricultura, serviços e manufatura. No entanto, os pormenores  só poderão ser revelados após o fim das negociações.

De todo modo, Troyjo espera que os detalhes sejam superados.

“Estamos muito perto. Estamos otimistas de que vamos conseguir superar. Nos queremos fazer um acordo desde que não haja prejuízo para os produtores do Mercosul”, afirmou ele aos jornalistas.

O secretário comentou que está acontecendo um “encerramento de ciclo” político na União Europeia, com as eleições na região, o que seria favorável para negociar os aspectos finais do acordo comercial entre os blocos. No entanto, se a janela de oportunidades for perdida, a negociação poderá durar por mais tempo.

“A gente está muito perto, mas pênalti bem batido é aquele que a bola entra. Tem que terminar o jogo”, concluiu Marcos Troyjo.