O que é Networking?

Início de fevereiro é marcado no mundo como “Semana Internacional do Networking

Desde a Semana Internacional de Networking inaugural em 2007, o evento anual, que é sempre realizado durante a primeira semana completa de fevereiro, ganhou impulso a cada ano, e foi repetidamente reconhecido por muitas organizações e agências governamentais do mundo inteiro. Em 2015, a data de 02 a 09 de fevereiro marcou as comemorações.

O que é Networking? Confira abaixo o artigo de 9a Edição Anual da Semana Internacional de Networking®

por Marcos R Martins

O conceito de networking pessoal não tem nada de abusivo ou manipulador, mas sim, elemento estratégico e competitivo para as pessoas e/ou para as organizações modernas (Infor SMB, 2007).

O uso do networking traz para as organizações, novos elementos, conhecimentos, e, do ponto de vista da competitividade, a agregação de pessoas, podendo render novas ações, ainda impensadas. Diante disso, o networking não se dá apenas nas relações entre pessoas e empresas, mas, sobretudo entre organizações, essa é uma prática que muito contribui para agregação de valor e alcance de novos mercados.

Assim, pode-se dizer que: 

Fazer networking é proporcionar o estabelecimento de uma rede de relações pessoais, que permite a troca de idéias, conselhos, informações, referências, contatos e sugestões, onde os recursos, habilidades e talentos são compartilhados e agregados. E, nesse processo, tornados públicos (LÈBRE, 1999, p. 10).

Práticas de Networking

As práticas de networking com vistas à agregação de valor por parte das organizações vêm merecendo a atenção de pesquisadores na medida em que em alguns casos, por conta dos relacionamentos em rede, determinadas organizações descobriram novos elementos competitivos no mercado, ou mesmo, visões diferentes sobre atuação interna e/ou externa.

Na atual condição de flexibilização organizacional e das novas exigências do mercado de trabalho, o networkingse constitui em uma ferramenta indispensável para a manutenção e a alavancagem das condições de empregabilidade de todos os profissionais. Todos os colaboradores de uma empresa trocam capital com a empresa e também entre si. Seja a troca entre capital intelectual e capital financeiro, como também entre capital social.

O networking é um processo altamente flexível, gerador de possibilidades por meio de uma malha de relações que originam soluções. Por meio dela, ocorre um fluxo de eventos independentes que desencadeiam outros, como informações, apoio, indicações, oportunidades e recursos, efetivamente compartilhados (LÈBRE, 1999).

A Semana Internacional de Networking de 2015 será observada no mundo inteiro através de centenas de eventos, grandes e pequenos, em áreas como Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Chipre, Inglaterra, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Nigéria, Polônia, Singapura, África do Sul, Suécia, Estados Unidos e outras. Esses eventos de celebração oferecerão apresentações feitas por respeitados especialistas em networking, darão aos participantes dicas e estratégias de networking extremamente eficientes para obter crescimento do negócio em longo prazo, além de proporcionarem aos participantes muitas oportunidades para fazer network com profissionais de negócios e empresários com as mesmas ideias.

Desde a Semana Internacional de Networking inaugural em 2007, o evento anual, que é sempre realizado durante a primeira semana completa de fevereiro, ganhou impulso a cada ano, e foi repetidamente reconhecido por muitas organizações e agências governamentais do mundo inteiro.

A Semana Internacional de Networking trata de celebrar o papel importante que o networking desempenha no desenvolvimento e sucesso dos negócios no mundo inteiro; trata também de criar uma consciência em relação ao processo de networking de relacionamentos, uma abordagem da realização de negócios com base na construção de relacionamentos bem-sucedidos e de longo prazo com outras pessoas.

A Semana Internacional de Networking está aberta a profissionais de negócios, comerciantes, empresários, estudantes, representantes da imprensa, representantes governamentais e de conselhos, e absolutamente qualquer pessoa que gostaria de saber mais sobre como o networking de negócios pode fomentar os negócios individuais, fortalecer as comunidades locais, e exercer um impacto fortemente positivo sobre o cenário econômico global.

Assista ao vídeo oficial para saber mais sobre a Semana Internacional de Networking.

http://www.businessnetworking.com.br/?p=1110