O que esperar de um mundo pós Covid-19

É fato que a pandemia já causou alterações nas relações humanas, no mundo do trabalho, na educação e na maneira da sociedade enxergar o universo ao seu redor. É possível ser otimista?

Uma pandemia se alastra pelo mundo. O número de contaminados aumenta dia a dia, deixando a sociedade assustada. O principal instrumento para barrar o alto índice de contágio é o isolamento social. Apesar do cenário de incerteza, algo pode ser afirmado: uma doença mudou a maneira das pessoas se relacionarem e enxergarem o mundo.

A descrição acima pode ser facilmente identificada com os tempos que vivemos hoje. Porém, ela também se encaixa perfeitamente em outro contexto histórico: a pandemia da peste bubônica, conhecida como Peste Negra, na Europa do século XIV.

A comparação história permite a reflexão sobre o momento que vive a humanidade. Olhar para o passado é uma maneira de expandir a consciência histórica e notar quais são as rupturas e as permanências entre contextos do passado e situações do presente.

 

Bons ventos – Em entrevista à CNN Brasil o filósofo e historiador Leandro Karnal previu um período “de grande alegria e felicidade” para a humanidade logo após a pandemia do novo coronavírus.

Segundo ele na tradição histórica, depois de um período de recolhimento e morte, há uma grande explosão de vida. “É o caso do Renascimento após a Peste Negra. Depois da Revolução Francesa, a moda em Paris se tornou muito extravagante e internacionalmente famosa. Haverá uma tendência a uma explosão de sociabilidade em um primeiro momento”, analisou.

Para Karnal três fatores aceleram a história: guerra, revolução e epidemia. “O primeiro fator de uma epidemia, guerra ou revolução é acelerar processos que já estavam em curso. Essa é uma mudança irreversível”, afirmou.

 

Otimismo e dados – Florian Hagenbuch, CEO da Loft – empresa de TI que está reinventando o processo de compra e venda de imóveis no Brasil – também em artigo publicado Medium fez uma análise otimista sobre a pandemia, apontando que “saíremos dessa crise mais rápido que imaginamos”.

Ele compartilha uma série de dados e análises para justificar seu otimismo mais no que diz respeito à crise e, principalmente, no que diz respeito ao Brasil.

O autor acredita que “a taxa de ocupação dos hospitais aparenta estar sob controle”, “a taxa de mortalidade aparenta estar abaixo da expectativa inicial”, “o isolamento social achatou a curva no Brasil”, entre outros pontos. Cada argumento é justificado com um dado positivo sobre a situação brasileira.

 

O que já mudou? – A humanidade ainda deverá ter um longo caminho a trilhar até o final definitivo pandemia do novo coronavírus, em nível local, regional ou global. Porém, já são sentidas diversas mudanças, como por exemplo no mundo do trabalho. Boa parte dos profissionais estão trabalhando remotamente e possivelmente deve ser um modelo que continue sendo replicado no mundo pós-pandemia em vários setores.

Na educação, as aulas on-line também já são uma realidade. É evidente que os impactos dessa medida (reforçando a importância do ensino presencial, especialmente na educação básica), são tão grandes que esta já é uma alternativa que pode continuar sendo explorada no futuro.

Outro ponto que se pode destacar é o aumento da confiança da sociedade nas instituições e na ciência. A pandemia pode ampliar o combate às fake news e novas ferramentas de validação de informação podem surgir.

A Inteligência Artificial também tem sido utilizada nos diagnósticos e também para realizar projeções sobre a disseminação do vírus, a realização de consultas tem sido possível com a telemedicina. São estratégias que podem ser ampliadas em um mundo pós-pandemia.

Espera-se que a experiência com a pandemia seja transformadora para toda a humanidade. Nota-se novos comportamentos em relação ao trabalho e ao mundo da educação, assim como novos sentimentos em relação às instituições tradicionais da sociedade. Além disso, as relações com as pessoas, família e amigos, também passaram a ter um novo sentido.

 

Oportunidades para o Brasil – Artigo publicado pelo portal de negócios InfoMoney aponta oportunidades para o país no pós-pandemia, com a saída de multinacionais da China. Para o autor, “neste exato momento, seja em função da pandemia global, ou da guerra comercial, uma oportunidade imensa se coloca diante de nós”.

Ele explica que há dezenas de grandes empresas globais buscando maneiras de não depender da China em sua cadeia de produção. “Apenas em 2019, foram nada menos do que 50 grandes empresas americanas saindo do gigante asiático…Para o Brasil, essa oportunidade deveria ser um ótimo sinal”, analisou.