Panalpina entra para o Top 5 no Ranking de Transportadores Marítimos do País

De acordo com levantamento da Datamar, consultoria nacional especializada em análise de dados do transporte marítimo, a Panalpina Brasil registrou crescimento na movimentação de cargas pelo modal nos últimos três anos, tanto em exportações quanto em importações, entrando para o Top 5 no ranking de transportadores marítimos do País: passando da 13ª posição em 2015 para o 5º lugar em 2017. Em 2018, a alta continua e a operadora logística já assumiu a 4ª posição no setor de importações, consolidando-se como uma das principais provedoras de soluções logísticas multimodais em operação no mercado.
Segundo a diretora de frete marítimo da Panalpina Brasil, Luciana Vulcano, somente em março deste ano, a companhia registrou alta de 25% no total de produtos transportados pelo modal, em relação ao mesmo período de 2017. “Esta é uma conquista importante para todos nós. Temos atuado diligentemente para aumentar os volumes de exportações e de importações marítimas da Panalpina Brasil e isso mostra que o trabalho está valendo a pena, pois agora estamos entre os principais players do setor no mercado brasileiro”, comemora.
Uma das modalidades responsáveis por este avanço foi a de movimentações de cargas em contêineres carregados (FCL – Full Container Load, em sua sigla em inglês), principalmente para um segmento em especial, o de madeira. De acordo com o gerente de produtos FCL da Panalpina Brasil, Eduardo Garcia, a operadora logística vem crescendo significativamente neste mercado. “Apenas no ano passado, a Panalpina transportou por volta de 12 mil TEU’s de madeira, basicamente para a América Latina e Estados Unidos. Agora, estamos focando em aumentar nosso volume para os mercados asiático e europeu”, afirma.
Outros segmentos que também apresentam constante evolução nos negócios da companhia são o automotivo e o de consumer goods (cosméticos e utensílios domésticos). “Atualmente, estes são os três principais segmentos atendidos pela Panalpina Brasil via serviço de transporte marítimo FCL”, acrescenta Garcia.
Para Luciana, um fator essencial para o incremento nos volumes operados foi a melhora na qualidade e na oferta dos serviços disponibilizados pela empresa. “Fizemos uma considerável reestruturação em nosso departamento de frete marítimo, não apenas nas operações e no atendimento aos clientes em si, mas no produto como um todo, aperfeiçoando ainda mais nossas soluções”, completa.