Pesquisa realizada pela Thomson Reuters confirma: cresce preocupação de líderes, gestores e especialistas das áreas de tributos e comércio exterior em relação aos impostos brasileiros

Uma sondagem de opinião realizada na manhã desta terça-feira em São Paulo, durante o Synergy 2015, computou as opiniões de mais de 450 autoridades de regulação fiscal, consultores econômicos, líderes de opinião e especialistas da área tributária, contábil e de gestão do comércio exterior que atuam no Brasil.

Para 85% dos respondentes, a complexidade de impostos e tributos mantem alto impacto na agilidade e produtividade das empresas. E, quando perguntados sobre o que esperam em relação ao sistema tributário nos próximos 12-18 meses, 80% disseram acreditar que será ainda mais complexo.

Um total de 54% entende que as novas obrigações fiscais recentemente implantadas pelo Governo proporcionam alguns benefícios, mas, ao mesmo tempo, exigem muito investimento  para ter todos os processos perfeitamente ajustados. Já outros 36% não conseguem ver benefícios, apenas impacto de aumento de custos com infraestrutura e multas.

No item tecnologia aplicada à gestão fiscal, tributária e de comércio exterior, a grande maioria  dos respondentes (89%) entende que a tecnologia pode ser considerada uma aliada muito estratégica para driblar os desafios econômicos atuais. No que diz respeito às contribuições de sua aplicação nos processos das empresas, foram citados: maior precisão e compliance (48%); processos mais rápidos e assertivos (41%); mais controle sobre os resultados e métricas de avaliação (5%); colaboração/integração em ambientes globais  e desenvolvimento/satistafação das equipes (3%).

Para manter-se em compliance fiscal e tributário, 56% dos respondentes afirmaram que suas empresas adotam soluções e software que permitem uma gestão detalhada dos processos, e 22% investem em capacitação da equipe interna (cursos in company, cursos externos).