Polo Farmacêutico, 24 indústrias chegarão a Goiás para criar 12 mil empregos

O governador Ronaldo Caiado e o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Wilder Morais, assinaram nesta segunda-feira (25) protocolo de intenção para a instalação de 24 novas indústrias em Goiás. Conforme previsão do governo, a chegada dessas empresas pode criar 12 mil empregos diretos e indiretos e injetar mais de R$ 1 bilhão na economia do estado.

As unidades industriais serão instaladas em 19 cidades de diversas regiões do estado. São elas: Abadiânia, Anápolis, Catalão, Cavalcante, Goiânia, Guapó, Hidrolândia, Itajá, Mara Rosa, Nerópolis, Nova Crixás, Panamá, Professor Jamil, Rio Verde, Santa Cruz De Goiás, São Miguel do Araguaia, Senador Canedo, Trindade e Vianópolis.

Segundo o secretário Wilder Morais, são 136 novas indústrias se instalando em Goiás, todas seguindo critérios de regionalização. “A regionalização do desenvolvimento é uma das principais metas da gestão estadual, que vem sendo cumprida desde o ano passado”, afirmou.

Conforme o diretor-executivo da Associação Brasileira Pró-Desenvolvimento Regional Sustentável (Adial), Edwal Portilho, o Chequinho, a indústria goiana é a sétima melhor do país, mas ele pondera que há espaço para melhorar. “Com o trabalho da SIC, vai subir para a sexta, passando o Rio de Janeiro”, afirmou. Ele ainda acredita que Goiás será um dos primeiros estados a sair da crise financeira pós-pandemia.

Ferrovia Norte-Sul – Paulo do Vale, prefeito de Rio Verde, falou em nome de todos os demais prefeitos atendidos pelo protocolo. Após a finalização dos trilhos da Ferrovia Norte-Sul, a cidade vai dar início à construção de plataforma multimodal. Segundo o prefeito, já foram contratados 120 funcionários para o início dos trabalhos, chegando a 1,5 mil empregados nos próximos três meses.

“Para se ter uma ideia, serão 1,2 mil bitrens por dia e 2 milhões de toneladas de carga por ano”. Paulo lembra que o projeto, que começou em 2017, já era transformador naquela época. Agora, torna-se vital para vencer o que chamou de ‘segunda pandemia’: o desemprego. “Isso mostra o quanto o governador tem trabalhado para preservar não só nossas vidas, mas também nossa economia”.

Covid mudará hábitos no setor farma – A indústria farmacêutica faz, tradicionalmente, seu maior investimento promocional na força de vendas. A estratégia é baseada principalmente no representante presencial, que leva materiais científicos e amostras grátis para o médico, bem como na realização de eventos. É o “modelo caixeiro-viajante”, que sempre se mostrou vencedor e vinha funcionando plenamente até o início do isolamento social.

Médico frente a frente com paciente, representante de vendas frente a frente com o médico, realização de eventos presenciais para atualização científica e aulas médicas. Afinal, quem nunca foi a um consultório médico para uma consulta e lá se deparou com um representante da indústria farmacêutica com sua pasta de trabalho aguardando na sala de espera?