Porto de Santos prevê destaque para a carga conteinerizada em 2019

O Porto de Santos anuncia projeção e deve fechar o ano de 2018 com novo recorde de movimentação de cargas, atingindo 131,5 milhões de toneladas

O Porto de Santos deve fechar o ano de 2018 com novo recorde de movimentação de cargas, atingindo 131,5 milhões de toneladas, um aumento de 1,3% sobre o resultado do ano passado (129,8 milhões t). Essa é a expectativa da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Autoridade Portuária e administradora do complexo portuário santista, que também estima para o próximo ano um movimento de 136,4 milhões t de mercadorias, uma expansão de 3,7 sobre o resultado estimado para 2018.

Os embarques devem somar 93,2 milhões t neste ano (-0,4%) e as descargas 38,2 milhões t (+5,5%). Para a carga geral foi projetado aumento de 6,6% e para os granéis sólidos e líquidos estimadas reduções de, respectivamente, 1,5% e 3,7%.

A soja destaca-se como a carga de maior volume movimentado, estabelecendo novo recorde anual para o produto, com 20,3 milhões t, um crescimento de 23,0% sobre a maior marca anterior estabelecida em 2017. A seca que afetou a produção argentina dessa commodity elevou a demanda pelo grão brasileiro, que teve uma safra excepcional. O conflito entre a China e os Estados Unidos levou o país asiático a buscar alternativas para substituir o grão fornecido pelos Estados Unidos, elevando, ainda mais, essa demanda que foi tão expressiva ao ponto de os estoques brasileiros do produto atingirem o menor patamar desde 1999, segundo informações da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). O farelo de soja também apresentou um desempenho destacado e deverá encerrar o ano com 5,9 milhões t, um aumento de 14,2% em relação ano anterior.

Para a carga conteinerizada, foi estimado um total de 4,1 milhões teu (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), estabelecendo novo recorde para essa modalidade de carga e um crescimento de 2,6% sobre o recorde anterior (3,9 milhões teu), estabelecido em 2017. Em agosto deste ano o Porto registrou sua melhor marca mensal histórica para essa carga, com 387,7 mil teu. O movimento acumulado até outubro coloca o Porto de Santos na liderança nacional da movimentação dessa modalidade de carga, com participação de 38,8% no total operado nos portos brasileiros.

Outro importante destaque foram os embarques de celulose que contaram com novo terminal da Fíbria (o T32) no Porto de Santos para escoar a produção de sua nova planta em Três Lagoas (MS). As exportações do produto devem atingir 4,5 milhões t, correspondendo a uma expansão de 46,4% frente ao resultado de 2017.

Já o açúcar e o milho, cargas relevantes na movimentação do Porto, registraram desempenho inferior aos recordes estabelecidos no ano passado. Para o açúcar é estimado um volume de 14,2 milhões t, cerca de 24,3% abaixo do ano anterior (18,7 milhões t). Esse cenário é decorrente da forte expansão da produção de açúcar nos principais produtores concorrentes do Brasil, que reduziu a demanda pelo produto nacional. Além disso, fatores climáticos diminuíram a oferta nacional dessa commodity, por conta de demanda interna crescente por álcool combustível.

O milho também teve seu desempenho comprometido por fatores climáticos e por uma safra bem inferior a estimada inicialmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apresentando queda além do esperado, levando a Codesp a projetar para este ano um volume de 12,4 milhões t, cerca de 12,6% menor do que o verificado em 2017. A estimativa mais recente da Conab, divulgada no seu 2º Levantamento da Safra 2018/2019, aponta para uma queda de 17,4% na produção brasileira do grão, ficando 11,4 milhões t abaixo da estimativa divulgada em dezembro do ano passado.

Quanto à consignação média dos navios que frequentaram Santos em 2018, deve apresentar um crescimento de 2,1%, saltando de 27.444 t/navio, em 2017, para 28.017 t/navio, neste ano, consequência direta do desempenho dos embarques de soja. Outro fator favorável foi a continuidade do aumento no porte dos navios conteineiros. Com relação ao fluxo de navios, deve chegar a cerca de 4,6 mil, representando uma redução de 0,4% em comparação a 2017 (4,8 mil), entretanto, o volume de cargas transportadas no período cresceu 1,5%. Esses resultados refletem as intervenções realizadas pela Codesp e pelos terminais portuários, visando a manutenção das profundidades do canal de navegação em 13,5 metros e a continuidade das obras de compatibilização de berços e bacias de evolução, que incentivaram a presença de navios de maior capacidade no Porto.

Projeções para 2019 – A Codesp projeta para o próximo ano aumento nos dois fluxos, com os embarques crescendo 4,1% sobre o estimado para este ano, e as descargas 2,7%. São esperados aumentos de 3,3% para a carga geral, 2,1% para os granéis líquidos e de 4,5% para os granéis sólidos. A Autoridade Portuária entende ser um ano especialmente favorável à movimentação de carga conteinerizada no Porto de Santos, estimando para essa modalidade um crescimento em torno de 4,9% (4,3 milhões teu) sobre o recorde previsto para este ano.