Porto de Santos tem recorde no quadrimestre

Além do melhor primeiro quadrimestre, o mês de abril foi o quarto maior da história. Empresa estará na Feira Logisvale 2013.

O Porto de Santos fechou o quadrimestre com novo recorde de movimentação para o período atingindo 13,5% de crescimento, fortemente impulsionado pelas cargas de exportação, que acusaram aumento de 20,5%.

No anúncio feito pela CODESP (Cia. Docas do Estado de São Paulo), empresa que estará presente na 12ª Feira Logisvale, o mês de abril contribuiu com incremento de 15,5, também apresentando forte desempenho dos embarques, 20,8% superiores a abril do ano passado. O mês chegou à marca de 9,71 milhões de toneladas, o quarto maior movimento mensal na história. Com a apuração do acumulado, a previsão para este ano já supera 111 milhões de toneladas.

Os grandes destaques foram os embarques do chamado complexo soja e de açúcar, as principais cargas no movimento físico do complexo santista, responsáveis por cerca de 35% do total. Somente no mês, o açúcar cresceu 86%, chegando a quase 5 milhões de toneladas no quadrimestre, praticamente duplicando o total embarcado em igual período do ano passado. O complexo soja, apesar de o movimento acumulado ter acusado queda de 4%, abril cresceu 23,8%. Em relação ao índice de crescimento, as exportações de milho lideram com aumento de 562,2% no acumulado, já atingindo 1,60 milhão de toneladas.

As importações apontaram ligeira redução de 0,2% no quadrimestre com destaque principal das descargas de minério de ferro a granel que já alcançaram incremento de 118,7% no acumulado.

A movimentação de contêineres registrou aumento de 4,7%, atingindo 1,023 milhão teu até abril, com quase 10,6 milhões de toneladas transportadas, equivalente a 30,88% do total de cargas.

O fluxo de navios chegou a 1736 atracações no período, apontando redução de 8,4% apesar do elevado crescimento da carga de 13,5% . A relação indica o aumento da consignação média de carga por embarcação que registrou incremento de 24% na comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado. O resultado reflete o aumento da profundidade que permitiu otimizar a capacidade de transporte das embarcações, contribuindo para a redução da parcela do frete marítimo na composição do custos do comércio exterior.

Na balança comercial, Santos registrou crescimento de 8,47% no valor comercial das cargas negociadas no mercado externo, participando com cerca de 25% do total brasileiro. Foram US$ 38,9 bilhões que passaram pelo complexo no quadrimestre. Somente as exportações registraram aumento de 10,67% com US$ 19,7 bilhões.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *