Porto de São Sebastião registra acréscimo de 32% nas movimentações em 2018

O ano de 2018 foi de crescimento para o Porto de São Sebastião (SP), que movimentou cerca de 718 mil toneladas de produtos, um aumento de 32% em relação ao ano anterior. Além disso, foi registrado também crescimento de 35% no número de embarcações que passaram pelo complexo portuário.

Na importação, os principais produtos operados foram o granel sólido, carbonato de sódio, sulfato de sódio, malte, cevada, ulexita e gipsita. Já na exportação, as principais movimentações registradas foram de cargas vivas (bovinos) e automóveis. Em 2018 o Porto de São Sebastião exportou aproximadamente 148 mil cabeças de gado, um aumento de 188% se comparado a 2017.

O crescimento na movimentação vem acompanhado de investimentos na segurança das operações, com a aquisição de um scanner, que funciona como um raio-x, e é capaz de visualizar o conteúdo no interior de um contêiner. Quando o caminhão passar pelo equipamento, as imagens captadas da carga serão enviadas à Receita Federal, que analisará se a mercadoria está de acordo com a legislação.

A nova tecnologia tornará a fiscalização mais eficiente, reduzindo o tempo de liberação das mercadorias de importação, exportação ou cabotagem. Com investimentos de R$ 4,2 milhões do governo do estado, o Porto de São Sebastião concluiu a instalação do scanner, que já está funcionando em fase de teste e terá suas operações iniciadas neste mês de janeiro.

Além disso, o porto vem aprimorando ISPS Code, sistema que segue normas internacionais de segurança para controle de acessos de pessoas e cargas, inclusive com monitoramento de navios, tornando as operações mais seguras.