Prazo de obrigatoriedade para utilização da DUE é anunciado. Treinamentos do SINDASP credenciam Despachantes Aduaneiros para as novas operações

Foi iniciada a contagem regressiva para a entrada efetiva da Declaração Única de Exportação (DUE), anunciada pelo governo para o dia 02/07/18.

Um dos intervenientes, porém, estão preparados para as novas operações: os Despachantes Aduaneiros. Foram 14 treinamentos realizados pelo SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – para a categoria. Confira o histórico essas agendas:

DATA                                    LOCAL                                                     CIDADE

28/03/2017                        Auditório Aduaneiras                       SÃO PAULO

03/4/2017                           Câmara Municipal                            CAMPINAS

05/04/2017                        Auditório EADI UNIVERSAL              JACAREÍ

15/05/2017                        Auditório EADI AURORA                  SOROCABA

17/05/2017                        Auditório Aduaneiras                        SÃO PAULO

24/05/2017                        Auditório Prédio Comercial            CAMPINAS

25/05/2017                        Auditório Sindicato de Santos         SANTOS

28/06/2017                        Auditório Aduaneiras                       SÃO PAULO

04/07/2017                        Auditório CIESP GRU                        GUARULHOS

27/09/2017                        Auditório EADI AURORA                  SOROCABA

20/10/2017                        Auditório Aduaneiras                        SÃO PAULO

06/04/2018                        Auditório Aduaneiras                        SÃO PAULO

11/04/2018                        Auditório Ciesp                                   GUARULHOS

19/04/2018                        Swiss Park Office                                CAMPINAS

No último encontro, realizado em 19/04, no auditório do Swiss Office, em Campinas (SP), o treinamento da (DUE) lotou a sala de eventos do local e reuniu cerca de 50 pessoas, que fizeram simulações dos processos eletrônicos.

Ministrado pela diretora do SINDASP, Regina Terezin, os encontros trouxeram a prática para os presentes. Terezin ressaltou a necessidade de que os Despachantes Aduaneiros sempre verifiquem os procedimentos para a utilização da DUE nos Recintos, com o transportador nacional e internacional, para não ser pego de surpresa no meio do processo.

O cronograma prevê o desligamento gradual das operações nos antigos sistemas, garantindo, com isso, menor impacto na absorção das exportações pela nova DU-E. Em 7 de maio está previsto o desligamento da DE-HOD e em 2 de julho o desligamento do NOVOEX, data a partir da qual novas operações de exportação só poderão ser iniciadas via DU-E. Em setembro, finalmente, será desligada a DE-WEB para registros de novas declarações, ficando os sistemas legados em operação apenas para retificações e para consultas.

O SINDASP lembra aos usuários sobre a necessidade de revisão na elaboração das notas fiscais para que se consiga utilizá-las, pois algumas empresas ainda não revisaram este procedimento.

Por fim, o SINDASP alerta e convoca a todos que tiverem algum problema e ou alguma dúvida que reportem ao Sindicato com urgência, para trabalharem na solução, a fim de não impactar na implementação prevista para o início de julho.