“Precisamos parar de reclamar e agir”, defendem autoridades na abertura do Logística & Sorocaba

erly de syllossA Força da Região Metropolitana de Sorocaba nas importações e exportações foi tônica dos debates. Operações do Porto de Santos e de Viracopos, além da logística da Tecsis Sorocaba e da Ford Tatuí, completaram atrações.

Um dia de conhecimento marcou esta sexta-feira dia 02 de junho, no Parque Tecnológico de Sorocaba. Grandes nomes do segmento, temas relevantes, novas tecnologias e exposição de serviços formaram o resumo do encontro “Logística & Sorocaba”.

Na abertura do evento o diretor do CIESP Sorocaba, Erly de Syllos convocou os presentes para uma mensagem de otimismo. “Precisamos parar de reclamar e agir, afirmou Syllos. Os demais membros da mesa diretora também defenderam a ação como combate à crise econômica e ao momento de transformação do Brasil. 

Logística de Pás Eólicas – Bruno Figueiredo Barczewski, Gerente de Logistica Corporativa da TECSIS, principal fabricante de pás personalizadas para turbinas eólicas, debateu os desafios para a logística dessas gigantes peças. A empresa está posicionada entre as 70 empresas brasileiras que mais exportam seus produtos; e colocada na 21ª posição entre as maiores exportadoras do Estado de São Paulo, segundo o Anuário 2010 da Revista Comércio Exterior. Detém ainda cerca de 15% das vendas mundiais de pás para parques de geração de energia eólica, excluindo a China.

Em Sorocaba, a produção de pás eólicas é feitas pelas empresas Tecsis (com nove plantas na cidade e outras duas em Itu) e Wobben Windpower (que também possui unidades no Ceará e Rio Grande do Norte). De acordo com o DER, o volume anual de produção previsto para os próximos anos é de 1.500 pás. 

Força dos apoiadores e patrocinadores – O Logística & Sorocaba contou com uma gigante força latente com os apoios da Prefeitura de Sorocaba, dos CORREIOS, da ABRALOG (Associação Brasileira de Logística), do Sindasp(Sindicato dos Despachantes Aduaneiros), da Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região, da Asa Express, da UNISO, da Jauser Cargo e do CLUB (Centro de Logística Urbana do Brasil), da INOVA Sorocaba – Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba e do Parque Tecnológico de Sorocaba. O patrocínio contou as assinaturas da EADI Aurora, da ELOG, da MK Logística e do Grupo V.Santos. A organização foi da GPA+, que possuir o expertise em eventos do gênero. 

Mais de 20 Expositores – Entre os expositores do evento estiveram MK LOGISITICS, EADI AURORA, GRUPO V.SANTOS, ELOG, INFINITY ADUANEIRA, ASSECEX, CORREIOS, INOVA SOROCABA, PREFEITURA SOROCABA, JAUSER CARGO, ASA EXPRESS, GRUPO PANNA, ACSO, REDE NACIONAL INN, FATEC, UNISO, CODESP/ PORTO DE SANTOS, SINDASP, GANDINI E PARQUE TECNOLÓGICO DE SOROCABA.