Prefeitura de São José dos Campos prevê início de voo cargueiro na cidade

O SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – com apoio de empresas parceiras e da Prefeitura de São José dos Campos (SP), realizou mais uma de suas apresentações sobre a Nova Sistemática de Importação (DUIMP), ministrada sempre pela diretora do Sindicato, Regina Terezin. O evento ocorreu no último dia 08/10, na principal cidade do Vale do Paraíba.

Na abertura com as autoridades, o Presidente do SINDASP Marcos Farneze, agradeceu a presença de todos e lembrou que este mesmo processo de multiplicação dos procedimentos com a DUIMP foi realizado no passado, com a DUE (Declaração Única de Exportação) e foi fundamental para a implantação da nova metodologia no Brasil. Por fim, desejou um bom aproveitamento do evento pelos presentes.

O Vereador Rogério Cyborg, por seu turno, enalteceu a participação da Prefeitura e disse que a Câmara de Vereadores está pronta para apoiar boas iniciativas como essa. “Temos que pensar melhor a cidade. Com isso atrairemos mais investimentos e a população ganhará com a evolução”, destacou Cyborg.

Representando o Prefeito de São José dos Campos, fez uso da palavra Alberto Marques, conhecido como Mano, Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico da cidade. Abriu sua saudação destacando o potencial do “vizinho” Porto de São Sebastião. “O porto paulista está no jogo e, agora, com o apetite do investimento estrangeiro acredito que em um prazo entre 2 a 4 anos teremos novidades relevantes.

Novo voo cargueiro – Todavia, a boa notícia não veio do mar, mas, sim, do setor aéreo: uma Cia Aérea cargueira pode iniciar voos em janeiro de 2020. O anúncio das negociações para o início de um voo cargueiro na cidade foi feito também por Alberto “Mano” Marques, Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico. Ele disse que não poderia ainda anunciar o nome da empresa aérea, mas que a diretora municipal de Relações Institucionais e Negócios, Karin Lin, presente também no evento, está com a negociação bastante avançada e a empresa já sinalizou que virá, “possivelmente em janeiro”, apostou Mano.

Por fim, Mano solicitou o apoio do SINDASP para estar engajado nesse processo de desenvolvimento. “Precisamos “azeitar” essa engrenagem para colher bons frutos e necessitamos do SINDASP para alcançar este objetivo”, finalizou.

Os presentes elogiaram a palestra do SINDASP, como afirmou Paulo Vitor, da Atuali Comex, empresa que nasceu em 2009 no Vale do Paraíba, no setor de desembaraço aduaneiro. “É de extrema importância que tenhamos conteúdos com essa qualidade e com temas sempre atuais aqui em nossa Região. E o SINDASP trouxe isso neste dia”, finalizou Paulo Vitor.