Premiação da categoria “Destaque Despachante Aduaneiro” inicia com homenagem

Lançado no dia 28 de junho de 2013, o Prêmio de Viracopos Excelência Logística tem como objetivo destacar a performance logística das empresas atuantes no comércio exterior, que importam e exportam através do gigante cargueiro, localizado no interior do estado de São Paulo.

“Este ano, acrescentamos uma nova homenagem em parceria com o SINDASP, a “Destaque Despachante Aduaneiro”. Confira as empresas que estão concorrendo em nosso site e já marque em sua agenda para não perder este evento que será ao vivo!”, divulgou a ABV recentemente em suas mídias sociais.

Primeira vez do Despachante Aduaneiro – Embora essa premiação nas mãos da ABV ocorra desde a concessão, um outro prêmio semelhante, o Troféu Fênix de Eficiência, sob a batuta da Infraero, já era realizado desde 2001, todavia sem, jamais antes, premiar um Despachante Aduaneiro.

Esta foi uma iniciativa do SINDASP, que provocou a Concessionária de Viracopos para destacar a categoria em importante evento, pela primeira vez em sua história.

Este pleito foi aceito, todavia o prêmio e os critérios são estabelecidos pela ABV, gestora do aeroporto, que é detentora e realizadora da premiação.

Em função da pandemia, não foram estabelecidos critérios em tempo hábil para esta edição e, portanto, foi feita uma homenagem a um representante da Categoria dos Despachantes Aduaneiros. O eleito foi Elson Isayama, da TCEX, ele que segundo a ABV anunciou no evento é uma pessoa totalmente engajada na busca por melhorias dos processos em Viracopos.

Para o SINDASP, que já buscava esse formato e formalmente sugeriu essa nova modalidade por ocasião da edição do ano passado, a indicação da nova premiação é motivo de comemoração. “Fato relevante nessa homenagem é que a categoria, o profissional, receberá o Troféu como Destaque Despachante Aduaneiro, mas, este, como pré-requisito, deverá ser associado ao SINDASP, enaltecendo não só a parceria com a nossa entidade, mas, principalmente, reconhecendo o profissional liberal que recolhe seus honorários de forma valorizada e de acordo com a legislação vigente no Brasil”, comemorou Farneze.

Para 2021, o SINDASP foi convidado para participar com sugestões de critérios técnicos para essa futura escolha e dividirá com seus associados o levantamento de uma boa composição de variáveis para esta escolha.