Presidente do Porto de Santos anuncia desligamento, após terminal registrar maior primeiro trimestre da história

Casemiro Tércio Carvalho anunciou na tarde da última sexta-feira, dia 24 de abril, o desligamento da presidência do Porto de Santos, o mais importante e movimentado da América Latina. Em texto com o título “Carta aberta à sociedade”, ele agradeceu ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, pela oportunidade de “preparar a Companhia para a desestatização com a máxima geração de valor” e anunciou que o seu substituto será o atual diretor de Administração e Finanças, Fernando Biral.

A movimentação de cargas pelo Porto de Santos em março registrou recordes mensal e acumulado. Ao atingir 12,74 milhões de toneladas, o mês superou em 12,1% o resultado de março de 2019 e elevou o acumulado do ano a 31,62 milhões de toneladas, resultando no melhor primeiro trimestre da história, 1,4% acima da maior marca anterior para o período, registrada em 2018, e 3,9% de alta sobre janeiro a março de 2019.

O bom desempenho deveu-se principalmente ao crescimento de 14,6% no total mensal dos embarques, que somaram 9,74 milhões de toneladas. No trimestre, o avanço de 2,4% permitiu ao Porto de Santos atingir 22,3 milhões de toneladas embarcadas. Também o fluxo inverso apresentou crescimento. As descargas cresceram 4,8% no mês e 7,5% no trimestre, alcançando 3, milhões de toneladas e 9,37 milhões de toneladas, respectivamente.

“Com o aquecimento no comércio marítimo de diversas cargas, o Porto de Santos mostrou agilidade  no recebimento e  escoamento das mercadorias e elevada produtividade operacional frente a essa demanda”, destacou Casemiro Tércio Carvalho, em seu último depoimento como presidente da Santos Port  Authority (SPA), lembrando que Santos conta hoje com uma capacidade de atendimento para a movimentação de até 162 milhões de toneladas ao ano para uma previsão de demanda da ordem de 136 milhões de toneladas em 2020.