Primeira fábrica de painéis solares do Brasil é inaugurada em Sorocaba

solar-1Empreendimento da Canadian Solar recebeu investimentos de R$ 80 milhões, gerando dois mil empregos diretos e indiretos

A Canadian Solar inaugurou em Sorocaba nesta quinta-feira, 8 de dezembro, sua primeira fábrica brasileira para a fabricação de módulos fotovoltaicos.

Durante a cerimônia de abertura, o governador Geraldo Alckmin ressaltou o apoio que o Estado dá a investimentos que ajudam o país a desenvolver energia limpa. “A perspectiva da energia solar é fascinante, e nós valorizamos empresas que investem e preservam o meio ambiente. O Brasil vai entrar agora em um ano de saída da crise, e uma das estratégias de desenvolvimento para o futuro é a energia solar”, comentou, lembrando o potencial do País para esse tipo de geração de eletricidade.

A nova planta da Canadian Solar foi construída em parceria com a Flex Energy Solutions e é considerada a maior fábrica de painéis fotovoltaicos do Brasil, capaz de entregar anualmente cerca de 400MW de módulos feitos inteiramente em território nacional.
“Nós sabemos o potencial que o Estado de São Paulo tem para abrigar a maior parte da cadeia produtiva da indústria de energias renováveis. Esse tipo de projeto é atendido com prioridade pela Agência, e a consolidação de mais esse empreendimento mostra a confiança dos investidores na economia paulista”, afirma o presidente da Investe SP, Juan Quirós, também presente na inauguração.

“Estamos satisfeitos com nossa parceria com a Flex no Brasil. Escolhemos trabalhar com a empresa devido à sua vasta experiência no desenvolvimento e gerenciamento da cadeia de suprimentos local”, comenta o Dr. Shawn Qu, Presidente e CEO da Canadian Solar Inc, que abriu a cerimônia. “A Canadian Solar tem um portfólio de 390 MWp de projetos solares no Brasil que devem entrar em operação comercial em 2017 e 2018. A nova fábrica irá fornecer os produtos para nossos projetos e para o mercado interno”, complementa.

“Estamos fortemente comprometidos com o desenvolvimento da indústria solar no Brasil, ao mesmo tempo em que ajudamos o governo local a alcançar os objetivos e a promover a transformação do sistema elétrico Brasileiro em soluções baseadas em energias limpas”, disse Scott Graybeal, vice-presidente sênior da Flex Energy Solutions.

O diretor de negócios da Apex-Brasil, André Fávero, também participou da cerimônia, destacando todo o apoio dado pela Agência para o projeto das duas empresas. “Esperamos vários outros anúncios de investimentos no setor no próximo ano, já que o Brasil representa importante mercado, em especial por dois fatores: demanda continuada por meio de leilões governamentais de energias alternativas e alta incidência solar.”, afirma Maria Luisa Cravo Wittenberg, gerente de investimentos da instituição.

Ainda participaram da solenidade o Secretário de Planejamento e Energia do Ministro de Minas e Energia, Eduardo Azevedo, o prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannuzio, o prefeito eleito da cidade José Crespo, o Embaixador do Canadá, Riccardo Savone e diversas outras autoridades.

A Canadian Solar ganhou três projetos de energia solar fotovoltaica localizados em Pirapora e Vazante, no estado de Minas Gerais. O projeto Pirapora I, de 191,5 MWp, está em construção e deverá entrar em operação comercial no terceiro trimestre de 2017. Todo esse projeto será abastecido pelos módulos produzidos em Sorocaba.

Conforme anunciado pela empresa o projeto envolveu investimentos de R$ 80 milhões, gerando cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos.