Procter & Gamble (P&G) investe R$ 200 milhões no interior de São Paulo

Cidade passa a abrigar agora o único Campus da P&G “multi-categorias”, ao contar no mesmo local com toda a cadeia de desenvolvimento de produtos, desde a sua criação até o momento que vai para o cliente.

A cidade de Louveira, no interior de São Paulo, foi palco da inauguração do primeiro Centro de Inovação da Procter & Gamble (P&G) no Brasil. A multinacional americana investiu cerca de R$ 200 milhões em instalações, contratação de mão de obra especializada e viabilização das operações. A unidade será dedica a pesquisa e desenvolvimento de produtos para toda região da América Latina, além de países em ascensão como a Rússia.

A Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, InvestSP, que já havia apoiado a P&G na expansão da sua linha de detergentes no município, deu suporte durante a implementação do novo Centro de Inovação. A agência acompanhou os processos da empresa para obtenção de licenciamento ambiental junto aos órgãos responsáveis.

“O investimento da P&G nesse centro de pesquisa é muito importante para o Estado de São Paulo. Ele mostra que oferecemos a estrutura necessária para que as empresas produzam, aqui, o que tem mais valor, atualmente, que é a inovação. Continuaremos nosso trabalho para que mais investimentos como esse se estabeleçam em São Paulo”, disse Mello.

O Brasil é oitavo país a receber um Centro de Inovação da P&G, ao todo são 14 centros no mundo. Sua escolha foi feita pela P&G Global após análise de vantagens estratégicas para a companhia, que incluem, dentre outros pontos, ser o 3º maior mercado para as categorias que a P&G atua, talento técnico de alto padrão, potencial de crescimento e infraestrutura adequada.

“Para a tomada de decisão sobre onde construir o centro de inovação fizemos o que sempre fazemos – fomos ouvir nossos consumidores. E os brasileiros são tão diversos e exigentes que podemos replicar aprendizados daqui para os demais países. Para se ter uma ideia, o Brasil tem a maior frequência na escovação de dentes, uso de condicionador e desodorantes. Temos certeza que o Brasil é a escolha certa para impulsionar o nosso crescimento”, reforça Juan Fernando Posada, presidente da P&G para América Latina.

O Centro de Inovação será responsável pela realização de pesquisas para diversos setores de negócios incluindo: cuidados com bebês, beleza, casa e higiene, femininos e saúde bocal com o objetivo de desenvolver produtos, embalagens e processos produtivos cada vez mais sustentáveis. Também serão realizadas no espaço pesquisas de mercado com consumidores, que terão de focus groups a sessões de realidade virtual.

Para isso, a P&G conta com um time de 150 cientistas, de mais de 10 nacionalidades. Eles serão responsáveis por ouvir, vivenciar e entender tudo sobre o consumidor latino-americano para que a P&G continue entregando soluções sob medida, realmente pensadas para as necessidades, hábitos e características das diferentes famílias que usam seus produtos.

Louveira também abriga uma das quatro fábricas da P&G no Brasil, além de um Centro de Distribuição, com isso se torna o único Campus da P&G, multi-categorias, isto é, que possui no mesmo local toda a cadeia de desenvolvimento de produtos, desde a sua criação até o momento que vai para o cliente.