Programa de Cabotagem dobrará volume de contêineres transportados no Brasil

O programa de incentivo à cabotagem do Governo Federal, BRdoMar, foi enviado nesta semana ao Congresso Nacional, como projeto de lei (PL), em caráter de urgência. A medida tem como objetivo aumentar a oferta de cabotagem, incentivar a concorrência, criar novas rotas e reduzir custos.

Dobro em 2 anos – A cabotagem, navegação entre portos ou pontos da mesma costa de um país, é um modo de transporte seguro, eficiente e que tem crescido mais de 10% ao ano no 🇧🇷, quando considerada a carga transportada em contêineres. Entre outras metas, com o BRdoMar, o MInfra pretende ampliar o volume de contêineres transportados/ano, de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a 20 pés), em 2019, para 2 milhões de TEUs, em 2022, além de ampliar em 40% a capacidade da frota marítima dedicada à cabotagem.

“Além de impulsionar a navegação de cabotagem no Brasil, o BRdoMar será muito importante para a retomada da economia no pós-pandemia”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ao mesmo tempo em que o presidente Jair Bolsonaro assinava o PL para envio ao Congresso.

Mercosul Line – Na esteira do incentivo, a Mercosul Line e o Grupo CMA CGM anunciaram o seu novo serviço de Cabotagem, NEXCO – Northeast Express Connection.

O serviço conectará o sudeste e nordeste do Brasil através de escala nos portos de Santos, Salvador, Suape e Itaguaí, e contará com ampla conexão multimodal.

A primeira rotação é esperada para outubro de 2020.