Qualificação para Ajudante de Despachante Aduaneiro terá prova em dezembro

esaf-receita-federal-2014-2Apenas Ajudantes de Despachantes são credenciados a participar do processo seletivo pela Receita Federal, marcado para 21 de dezembro. Resultado pífio de aprovação de apenas cerca de 1% dos inscritos no último concurso deve levar interessados à procura de cursos intensivos, afirmam especialistas.

A função do Despachante Aduaneiro é uma das únicas profissões regulamentados pela Receita Federal no âmbito do comércio exterior. Em resumo, são atividades relacionadas ao despacho aduaneiro de mercadorias (inclusive no caso de bagagem de viajante, na importação, na exportação) e visa o atendimento com poderes para atuar em nome do exportador ou importador, fazendo todos os procedimentos legais, administrativos e logísticos, visando fluir a entrada ou saída de mercadorias do Brasil, da forma legal e, ainda, mais eficiente possível.

Para isso, ele deve estar afinado com a Legislação vigente, como explica Marcelo Tozzi, diretor da Assessoria e Consultoria EveryLog, “Tenho repetido exaustivamente por onde passo. O caminho do comércio exterior brasileiro se resume em uma única palavra: capacitação. Minha especialização no tema e a experiência do dia a dia me deixaram convencido que o funcionamento perfeito da engrenagem do comércio exterior brasileiro só ocorrerá quando os profissionais envolvidos dominarem a legislação aduaneira. E o Despachante Aduaneiro é um dos principais, senão o principal, agente desse processo”, destaca Marcelo Tozzi, principal executivo da empresa que tem Sede em Campinas (SP).

A ESAF – Escola de Administração Fazendária – aplicará a prova, que na última edição de 316 inscritos apenas 03 alunos foram aprovados. O Resultado inexpressivo, beirando o ridículo, com aprovação de cerca de 1% dos inscritos no último concurso, deve levar interessados à procura de cursos preparatórios e intensivos, afirmam especialistas.

Apenas Ajudantes de Despachantes são credenciados a participar do processo seletivo pela Receita Federal, marcado para 21 de dezembro.

Ficha Técnica – EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA para Ajudantes de Despachantes Aduaneiros inscritos, nas condições previstas na Instrução Normativa RFB nº 1.209, de 2011, no Registro de Ajudantes de Despachantes Aduaneiros, da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Escolaridade: ensino médio concluído ou equivalente – Taxa de Inscrição: R$ 90,00

Período de Inscrição: compreendido entre 10 horas do dia 27 de outubro e 23h59min do dia 17 de novembro de 2014, considerado o horário de verão em Brasília-DF

Aplicação das provas na data provável de 21 de dezembro de 2014.

A GPA indica cursos e um INTENSIVÃO do setor para Ajudantes interessados na prova: FONE (19) 3383-3555.