Receita Federal adota novo modelo de conferência física em Viracopos. Conheça aqui!

A Alfândega da Receita Federal do Brasil no Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas adotou um novo modelo de conferência física de carga aérea. A expectativa é que com estes esforços uma mercadoria possa ser liberada em 1 dia ou menos, desde que os procedimentos corretos sejam seguidos.

Confira abaixo os novos procedimentos de acordo com a divulgação do SINDASP (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo).

Imediatamente após a parametrização em canal vermelho, a DI será distribuída para o analista responsável para verificação física que será realizada no dia seguinte ao da parametrização, independentemente da anexação de documentos.

Lista de “Puxe” no site do SINDASP – O agendamento da conferência será informado via lista de puxe publicada no site do Sindasp num primeiro momento, depois entrará no sistema de previsibilidade dos usuários que precisam estar atentos.

Nesse intervalo de tempo entre parametrização e conferência física, é desejável que o representante legal/despachante faça a anexação dos documentos no dossiê, para sequência já conhecida hoje por todos para distribuição. 

O Fiscal no ato da sua análise terá as informações documentais e física do processo com isso ele poderá desembaraçar ou sugerir retificação.

Por fim, os usuários são alertados que não se poderá perder tempo na anexação, já que a liberação continuará aguardando o dossiê e a distribuição para o Fiscal. O que ocorrerá é uma agilização no agendamento da conferência e, consequentemente, potencial redução no tempo de liberação, já que poderá ter uma mercadoria liberada em 1 dia ou menos, desde que os procedimentos corretos sejam seguidos.

Com informações: SINDASP