Receita Federal oficializa início da conferência aduaneira remota on-line

A pandemia da Covid-19 permitiu a adoção de novos procedimentos que vieram para ficar. Desde o início de julho, está em funcionamento o Confere-SPO para a verificação remota de cargas por parte da aduana na Receita Federal do Brasil – Alfândega de São Paulo.

A adoção do sistema foi feita enquanto a Dra. Karen Yonamine Fujimoto, ainda atuava como delegada da Alfândega da Receita Federal em São Paulo. Desde 14 de julho, ela foi nomeada como nova Coordenadora-Geral de Combate ao Contrabando e Descaminho, da Coordenação Geral de Combate ao Contrabando e Descaminho (COREP), em Brasília.

O início do CONFERE-SPO foi estabelecido pela Portaria ALF/SPO nº 1.503, de 30 de março de 2020.

Art. 1º: Fica estabelecida a data de 1º de julho de 2020 para entrar em operação o Centro de Conferência Aduaneira Remota On-Line (CONFERE) sob a jurisdição da Alfândega da Receita Federal do Brasil em São Paulo, criado por meio da Portaria ALF/SPO nº 1.488, de 13 de janeiro de 2020.

Com isso, a unidade intensificou o uso de tecnologia para garantir a continuidade das operações de comércio exterior. A implantação é destacada com um facilitador dos processos. O objetivo é agilizar as inspeções físicas das cargas, de forma remota, por imagens, com ganhos operacionais e mais segurança aos servidores.