Referência em Portos, Bélgica inicia capacitação de gestores portuários no Brasil

O seminário de Gestão Portuária começou  em Santos. Outros cinco seminários estão programados para ocorrer no Brasil até 2015

A Secretaria de Portos (SEP) e o Centro de Treinamento Portuário de Antuérpia, Bélgica (Apec) iniciaram, hoje, no Porto de Santos, a capacitação de gestores que atuam nos portos brasileiros. O projeto se estenderá, ainda, aos portos de Vitória, Fortaleza, Paranaguá, Salvador e Belém, com temas distintos em cada porto. Ao abrir o evento, o Secretário Executivo do órgão, Eduardo Xavier, reafirmou a importância da qualificação dos gestores portuários e destacou que serão enviados instrutores brasileiros à Bélgica, para atuarem como multiplicadores das técnicas junto ao trabalhador portuário.

O diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) destacou a tradição da instituição daquele país na capacitação de profissionais do setor portuário e revelou que também foi treinado pela Apec no início de sua carreira e convidou o Centro de Treinamento belga a instalar uma unidade na cidade de Santos. Barco disse que as trocas comerciais brasileiras vêm crescendo, consideravelmente, exigindo investimentos em infraestrutura e qualificação da mão de obra para acompanhar a evolução tecnológica do setor.

O embaixador da Bélgica, Josef Smets, lembrou a importância para o seu país das relações comerciais com o Brasil, destacando que um navio por semana sai com  destino ao porto de Antuérpia, maior porto da Bélgica e segundo mais importante da Europa. O curso iniciado hoje está sendo administrado por quatro especialistas belgas.

O seminário de Gestão Portuária iniciado hoje, em Santos, se estenderá até o dia 28 de março. Outros cinco seminários estão programados para ocorrer no Brasil até 2015, conforme previsto no Acordo de Cooperação firmado no ano passado entre a SEP e a Apec.  
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *