Reflexo do mercado automotivo projeta inovação e crescimento no setor logístico

O mercado automotivo teve o cenário 2018 revisado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). As previsões para o licenciamento de automóveis não foram alteradas e permanecem com foco no crescimento, o que significa encerrar o ano com 2,50 milhões de unidades comercializadas. “A situação econômica de Argentina e México, nossos principais parceiros comerciais, foi a razão de alterarmos a previsão inicial, mudando as projeções internacionais”, disse o presidente da Anfavea, Antonio Megale. 

Por outro lado, o cenário nacional permanece com foco no crescimento. E montadoras, como a BMW, apostam no aumento da produção de veículos. A marca alemã começou este ano a produzir na planta de Araquari (SC) o modelo BMW X3, ao lado dos já nacionalizados Série 3, X1 e X4. 

Este reflexo do mercado automotivo respinga também no stor logístico que precisa se adaptar para atender a demanda e adequar os projetos de acordo com cada montadora. Como exemplo, a Multilog, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, mantém uma planta operacional no mesmo município da BMW para dar o suporte às importações da empresa. 

No segmento há mais de 20 anos, é especialista em atender montadoras nacionais e internacionais nas unidades do Sudeste e Sul do Brasil e personalizar projetos no setor. “Aproveitamos nossa logística integrada, flexibilidade de adaptação de estruturas e processos, além de portfólio diversificado para trabalhar com diferentes unidades em cada projeto”, detalha o presidente da Multilog, Djalma Vilela. 

O executivo reforça que a aquisição da unidade de Curitiba, em 2016, garantiu um suporte mais efetivo às operações industriais automotivas. “O mercado paranaense conta com grandes montadoras. Na região mantemos um CLIA, um Porto Seco e dois Centros de Distribuição, aliado ao suporte das outras unidades”, acentua.