RIOGaleão: “Queremos estabelecer o Aeroporto como a porta de entrada de carga mais eficiente do país”

Patrick RIOGaleãoApós lançar Programa de Eficiência Logística, Centro Cargueiro promete eliminar por ano “80 Boeings747’ lotados de papel com implantação do e-AWB

O RIOgaleão Cargo acaba de lançar o Programa de Eficiência Logística, iniciativa da concessionária que tem como objetivo apoiar importadores e prestadores de serviços do terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim para que obtenham melhor performance de tempo nos processos de importação. O projeto era uma prática da antiga administradora Infraero, em outros aeroportos cargueiros do Brasil.

O ranking mensal será acompanhado por um trabalho de assessoria do RIOgaleão Cargo, que visa buscar soluções conjuntas para melhorar a performance das empresas importadoras, como a redução do tempo médio e de custos, engajamento com órgãos anuentes e prestadores de serviço e competitividade. “A otimização dos processos de importação é um benefício do programa que abrange todos os envolvidos no negócio. A implantação do Programa de Eficiência Logística do RIOgaleão Cargo reflete nosso desejo de agregar valor ao cliente, desenvolvendo a cadeia logística, e de estabelecer o RIOgaleão a porta de entrada mais eficiente do país”, ressalta Patrick Fehring, diretor do RIOgaleão Cargo.

e-AWB – O RIOgaleão Cargo e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) promoveram o Workshop e-AWB no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim.  O gerente de campanha da IATA, Claudio Terry, foi o responsável pela abertura da palestra, seguida da apresentação do gerente de operações do RIOgaleão Cargo, Gilberto Ribeiro, que falou sobre a implementação da solução eletrônica no aeroporto, vigente há aproximadamente dois meses. “Ao adotarmos o e-AWB, estamos realizando avanços na redução da quantidade de papel utilizada nessas transações e na consequente agilidade nos processos e transparência no relacionamento com os agentes da cadeia. O benefício é garantido a todos os envolvidos”, explicou Ribeiro.

Segundo a IATA, a implantação do e-AWB deve eliminar em torno de 7.800 toneladas de documentos físicos por ano, o equivalente a 80 Boeings 747 lotados de papel.

O Eletronic Airway Bill (e-AWB) tem como objetivo diminuir a burocracia no transporte de cargas aéreas por meio da substituição de documentos físicos por arquivos eletrônicos. Em agosto deste ano, o RIOgaleão Cargo recebeu a autorização da Receita Federal para utilizar o e-AWB na área de exportação. O recurso eletrônico, além de precisão e segurança, pode apresentar redução no tempo de entrega da carga aérea e um ganho médio de 20% a 44% de eficiência – para as companhias, agentes de cargas e despachantes aduaneiros.