Roubo de carga na região do Polo Têxtil de Americana(SP) cresce 109% em maio

A quantidade de roubos de carga disparou em maio na RPT (Região do Polo Têxtil). Foram 23 casos no mês passado, contra 11 em maio de 2016, um aumento percentual de 109%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela SSP (Secretaria de Segurança Pública).

O aumento nos casos foi puxado por Sumaré, que quase dobrou o número de ocorrências nos meses analisados – foram 7 no ano passado e 13 em maio deste ano. Hortolândia também viu esse tipo de crime aumentar, passando de três para oito casos. Em Americana, foram dois roubos de carga no mês passado e nenhum em maio de 2016.

Santa Bárbara d’Oeste foi a única que conseguiu diminuir, passando de um caso para nenhum este ano. Nova Odessa não registrou esse tipo de ocorrência nos dois meses analisados. Desde o início do ano, foram 82 casos na RPT, contra 75 entre janeiro e maio do ano passado, um aumento percentual de 9%.

De acordo com informações do Sindicamp (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Campinas e Região), as cidades da região acabam se tornando alvo da ação de criminosos em função da presença de empresas com produtos de alto valor agregado e localização privilegiada, já que os municípios são cortados por rodovias de escoamento de produtos.

Nos últimos dois anos, em função da crise econômica, houve um aumento na criminalidade, já que muitos desempregados acabam aceitando fazer esse tipo de crime para levantar dinheiro rápido. O presidente do Sindicamp, José Alberto Panzan, criticou a demora do governo estadual em regulamentar a lei 15.315/2014, que endurece a punição para estabelecimentos que atuam como receptadores de produtos roubados no Estado de São Paulo. A reportagem do Grupo Liberal tentou contato com a assessoria de imprensa do governo estadual, mas ninguém foi localizado na noite desta segunda-feira.

Panzan disse que foi possível notar uma mudança no perfil dos roubos recentemente. “Mesmo produtos de baixo valor acabam sendo alvo de ladrões, como por exemplo cargas de macarrão e leite. O que acontece é que quem rouba precisa se livrar logo dos produtos. Aqui no sindicato temos o seguinte pensamento – ninguém rouba se não tiver um comprador pré-determinado, seja ele um comércio, um supermercado”, disse.

Em um dos casos registrados no mês passado, um homem foi preso por roubar 800 quilos de café que estavam em uma van em Hortolândia. A Polícia Militar foi acionada e o localizou na Rodovia José Lozado de Araújo, na altura de Sumaré. A carga, avaliada em R$ 23 mil, não foi recuperada.

Fonte: O Liberal