Rumo Logística antecipa renovação em Santos

A Secretaria de Portos (SEP) assinou na terça-feira a renovação antecipada de três contratos de arrendamento da Rumo Logística no porto de Santos. Com isso, a empresa – que está altamente endividada – se compromete a investir R$ 308 milhões até o fim de 2018 nas instalações, para aumentar a produtividade. O anúncio foi feito ontem pelo ministro dos Portos, Helder Barbalho, no evento “Setor Portuário: Desafios e Oportunidades”, promovido pela revista “Carta Capital”.

O aditivo prevê a unificação dos três contratos da Rumo por mais 20 anos, com prazo final da exploração da área pública em março de 2036. Um dos três contratos da Rumo expira em março. Eles são válidos por 20 anos, com possibilidade de renovação pelo mesmo período uma única vez.

Pelo aditivo, a Rumo, especializada no transporte ferroviário, armazenagem e movimentação de granéis sólidos, incorporará 1 mil metros quadrados. Juntos, os três contratos da empresa somam hoje 117,4 mil metros quadrados.

Entre os investimentos que terão de ser feitos estão novos equipamentos, estruturas de armazenagem de açúcar e demais cargas para aumentar a capacidade de movimentação da Rumo no porto de Santos de 10 milhões de toneladas anuais para 14,67 milhões de toneladas.

Esta é a sétima renovação antecipada de contrato de arrendamento portuário vigente, um dos pilares da nova Lei dos Portos, de 2013. Já assinaram aditivos terminais arrendados pela Ageo, Ageo Norte, ADM, Santos Brasil e Libra Terminais (todos no porto de Santos) e CSN, com o terminal Tecar, em Itaguaí (RJ).

Fonte: Valor Econômico