Santos Brasil adota sinalização com energia solar no Tecon Santos

A Santos Brasil acaba de concluir a substituição do sistema de sinalização de piso nas pistas do seu Terminal de Contêineres (Tecon), no Porto de Santos: as antigas “tartarugas” com placas refletoras deram lugar a lâmpadas de tecnologia LED alimentadas por energia solar. Trata-se de um uso inédito para esse tipo de tecnologia. A inovação traz grande impacto na qualidade do tráfego nas pistas, gerando aumento de segurança, melhoria na prevenção de acidentes e ganho de produtividade para os motoristas de caminhões que trafegam no local.

A sinalização do piso sempre esteve restrita ao uso limitado de placas refletoras, uma vez que o emprego de lâmpadas elétricas é inviável, pela necessidade de instalar fiação em um local de tráfego pesado de cargas. “Diferente dos blocos de sinalização (tartarugas) que normalmente vemos nas rodovias e refletem a luz do farol dos carros, o novo equipamento utiliza células solares que acumulam energia durante o dia e a liberam à noite através de LEDs (light emitting diode*) .Em dias muito ensolarados, elas podem chegar a uma autonomia de até 48 horas”, explica Heitor Carbone Jr., gerente de engenharia e projetos da empresa.

Segundo Carbone, a empresa tem cada vez mais optado por iniciativas inteligentes e sustentáveis, que contribuem com o meio ambiente e aumentam a produtividade do terminal. “Esse investimento representará um considerável ganho de qualidade e segurança na operação ”, destaca.

A atenção em promover iniciativas sustentáveis é parte da política permanente da Santos Brasil. Este ano, por exemplo, a empresa teve toda a frota leve que circula no Tecon Santos substituída por veículos movidos a etanol, reduzindo significativamente seus níveis de emissão de CO2.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *