SANTOS BRASIL E BRADO FECHAM PARCERIA PARA O TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGAS

As duas empresas estimam movimentar cerca de oito mil contêineres até o fim do ano no Terminal da Santos Brasil

A Santos Brasil e Brado Logística echaram acordo com objetivo de intensificar as operações no modal ferroviário em Santos. As empresas já são parceiras, há um ano, na operação de entrada das composições ferroviárias diretamente no Terminal Portuário da Santos Brasil. O novo projeto atenderá o corredor da passagem do trem (bitola larga), na importação e exportação pelos Terminais Intermodais Rodoferroviários da Brado. As cargas serão escoadas por trem, saindo das cidades do interior e seguirão para o Porto de Santos até o Tecon Santos na margem esquerda. A Brado opera um trem por semana e a meta é triplicar o volume. “Este fluxo é fundamental para a Companhia, pois é o acesso à ferrovia direto para a área primária tornando-se realidade. Em um complexo portuário como o Porto de Santos não temos como não estarmos juntos nesta parceria”, diz a diretora Negócios e Serviços da Brado Logística, Linda Machado.

As duas empresas estimam movimentar cerca de oito mil contêineres até o final do ano no trecho do corredor de trem de bitola larga com destino ao Porto de Santos. A Brado investiu cerca de 30 milhões em vagões Spine Car 80’ (Long-Stack). O percurso terá forte atuação nas operações de algodão, açúcar, soja e suco, além de produtos frigorificados. Com isto, a Brado passa a operar na zona portuária primária e espera conquistar resultados na prestação de serviços, com a melhor relação entre custo e benefício para exportadores e importadores, expandindo as atividades no modal férreo. Na avaliação de Roberto Tórtima, diretor comercial da Santos Brasil, o uso mais efetivo da ferrovia viabilizará o escoamento das importações, barateando os custos e desafogando o acesso ao Terminal.

Para agilizar e garantir a qualidade da operação ferroviária, a Santos Brasil projetou a infraestrutura para ampliar o atendimento de operadores da malha férrea como é o caso da Brado. O aporte foi de R$ 6 milhões. A Companhia prevê aumentar dos atuais 3% para 15% a participação da ferrovia na movimentação do Tecon Santos. Para isso, planeja desenvolver também o projeto de um novo pátio ferroviário, que deve ter uma acesso exclusivo à instalação marítima. O objetivo é garantir uma maior velocidade no carregamento e no descarregamento dos cofres e, principalmente, atender os vagões do tipo double stacker, que têm capacidade para movimentar dois contêineres empilhados

 

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