Scania abre 500 vagas em São Bernardo

Exportações para 30 mercados permitiram crescimento da produção 

A Scania está abrindo cerca de 500 vagas na linha de montagem como consequência do aumento das exportações. A seleção dos metalúrgicos começa na quarta-feira, 24. A maioria trabalhará na produção. “Esperamos ter os novos colaboradores até o fim de maio. E para atender a demanda vamos também aumentar os turnos de produção”, diz o vice-presidente de logística da fabricante, Marcelo Gallão.

A montadora instalada em São Bernardo do Campo (SP) vem procurando novos mercados desde 2014, com o desaquecimento das vendas internas. Atualmente, a empresa envia seus caminhões e ônibus a cerca de 30 países na soma de América Latina, Oriente Médio, África do Sul e Ásia.

“Como temos um produto global e fábricas padronizadas em todo o mundo foi possível direcionar nosso volume para atender a demanda de outros países”, recorda Gallão.

Historicamente, o mercado interno representava 70% da produção da Scania no ABC e os 30% restantes eram exportados. “Essa proporção foi invertida. Mas os níveis não correspondem aos mesmos, quando, por exemplo, em 2013, o Brasil bateu recorde de emplacamentos no País”, diz Gallão.

Os caminhões exportados por todas as empresas instaladas no País somaram 8,3 mil unidades no primeiro quadrimestre, registrando alta de 43,3% sobre o mesmo período do ano passado.

Para manter a fábrica de São Bernardo do Campo como espelho da linha de produção da Suécia e replicar o padrão global, a empresa anunciou recentemente um aporte de R$ 2,6 bilhões na operação brasileira até 2020.

Fonte: Automotive Business