Seminário “Gerenciando a Escassez de Água na Indústria” apresenta plano de contingência para RMC

Empresários e industriais de diversos segmentos se reuniram na sede do CIESP-Campinas para debater a real situação de escassez de água na região dos Comitês PCJ e os impactos nos processos produtivos

As Diretorias Regionais do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP Americana, Bragança Paulista, Campinas, Jundiaí, Indaiatuba, Limeira, Piracicaba, Rio Claro e Santa Bárbara d’Oeste), juntamente com a Câmara Técnica de Uso e Conservação de Água na Indústria (CT-IND) dos Comitês PCJ, com o apoio das áreas de Meio Ambiente do CIESP, da FIESP e do CIESP-Campinas conduziram o diálogo, que aconteceu em 17 de julho na sede do CIESP-Campinas, para apresentação de Plano de Contingência desenvolvido pelo CIESP e pela FIESP.

CIESP pede aos candidatos ao governo paulista o compromisso com a segurança hídrica – Na abertura do evento o CIESP ressaltou que quer que os candidatos ao governo do Estado façam um compromisso de que vão concretizar soluções para garantir a segurança hídrica. Segundo o presidente em exercício do CIESP, Rafael Cervone, é preciso fazer dessa crise uma oportunidade. “Vamos planejar. A indústria tem feito a sua parte. Estamos fazendo projetos de produção mais limpa. O que a gente não pode é dizer que o problema não existe. Porque é esse o problema. Como os dados não são transparentes? A gente quer discutir e não tem dados. Ou os dados são contestados”, argumentou.

Cervone destacou que a região de Campinas sempre foi indutora de desenvolvimento e de tecnologia. “Estamos comprometendo o nosso futuro. Não podemos aceitar que sejamos vítimas de algo que já se sabia que iria acontecer”, afirmou, informando que o Ciesp costuma receber consultas de empresas internacionais interessadas em projetos de joint ventures ou investimentos na região e que a maioria delas mostra preocupação com a (in) disponibilidade de água. “Vamos chamar todos os candidatos a governador, todos, porque queremos de todos os candidatos um compromisso de que isso não volte a ocorrer”, salientou.

O diretor titular do CIESP-Campinas afirmou: “Não podemos acreditar em milagres. Acredito que vamos sair dessa situação muito melhor do que entramos, nossa região se tornará um case de sucesso mundial em conservação de água. A crise nos ensinou que precisamos utilizar este recurso com parcimônia e respeito, a água tem que ser preservada de todas as formas, e hoje buscamos, justamente, todas estas formas de preservação”, explicitou.