Setor “Kids” busca exportações

Investe SP ajuda a exportar brincadeiras paulistas, trazendo compradores de loja de departamentos japonesa para conhecer produtos infantis 

São muitos os artigos e conceitos que São Paulo exporta para o mundo. E em tempos de recessão global, um setor que continua se desenvolvendo é o da economia criativa, que engloba cultura, design e novas tecnologias.

Para fomentar o desenvolvimento por meio da internacionalização desses e outros produtos e serviços paulistas, a Investe São Paulo iniciou esta semana, no dia 11 de janeiro, a segunda frente do SP Export: o Projeto Comprador, que consiste em roadshows com compradores internacionais.

O primeiro deles está sendo realizado com a grande rede de lojas de departamentos japonesa Isetan, e visa levar para o outro lado do globo artigos infantis como roupas, brinquedos, acessórios e até instrumentos musicais. A ação complementa o trabalho realizado pela facilitadora Suriana e a Apex-Brasil, agência de promoção de Investimentos e Exportação do Governo Federal. Paralelamente, um outro grupo de executivos fez visitas a estabelecimentos alimentícios.

“Somos hoje grandes exportadores de produtos agropecuários e minérios. Mas sabemos a importância de internacionalizar ativos intangíveis que tenham alto valor agregado, como design, arte e conceitos culturais”, explica o presidente da Investe SP, Juan Quirós. A agência de promoção de investimentos é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem um setor dedicado exclusivamente ao desenvolvimento da economia criativa e realizou diagnóstico deste importante mercado.

A Isetan realiza em sua sede, todos os anos, um evento onde são disponibilizados produtos de diversas marcas e setores do Brasil para o público japonês. Um dos objetivos da visita esse ano era alinhar com alguns produtores brasileiro a importação dos principais itens, normalmente intermediada pela Suriana.

“Nós gostamos de mostrar para as nossas crianças brinquedos que tragam a cultura do Brasil, que é um país tão distante, para sua própria realidade”, disse a chefe da divisão de produtos infantis da rede, Ryoko Noguchi, durante visita à Bromélia Filmes, estúdio produtor da Galinha Pintadinha. Em suas visitas a empresas de produtos infantis ela foi acompanhada por Hiroaki Haga, de uma importadora brasileira.

Além de personagens brasileiros famosos como a Galinha Pintadinha, o Peixonauta e a Turma da Mônica, a delegação japonesa conheceu também empresas pequenas. São negócios que ainda não exportam e podem receber apoio da Investe São Paulo em seu processo de internacionalização, como a Casa das Pipas e a CAS Brinquedos.

Confira a lista completa das empresas visitadas pelos executivos japoneses:
• Maurício de Souza Produções
• Tok Stok
• COM Desenho
• Mormai
• Grow
• Di Giorgio
• Casa das Pipas
• Bromélia Filmes
• Fishonauta
• Havaianas
• Choque Cultural
• COM Desenho

Segundo Quirós, o acompanhamento da comitiva da Isetan foi muito importante também porque serve como benchmark para as próximas. “O SP Export também compreende estudos e a construção de estratégias para maximizar as oportunidades de mercado para as empresas de São Paulo. Nossa equipe vai atuar sempre como facilitadora, articulando informações estratégicas e guiando o empresário por dentro das ferramentas de auxílio oferecidas tanto por órgãos governamentais de todas as estâncias quanto por entidades de classe no Brasil”, explicou.