Setor logístico inova com conferência de carga de forma remota

Infraestrutura da Multilog em Campinas permite Auditor-Fiscal da Receita Federal fazer primeira verificação física de mercadorias importadas em sua própria casa

Não é de hoje que o comércio internacional inova visando agilizar suas operações logísticas, tornando os produtos mais competitivos no mercado mundial. Na Alemanha, por exemplo, faz muito que as cargas seguem direto dos Aeroportos ou Portos para as fábricas, onde lá são desembaraçadas pelo órgão fiscalizador alemão.

O Brasil registrou um novo marco no setor logístico neste início de 2020. A verificação de carga com desembaraço de importação de forma remota se tornou realidade na Alfândega de Viracopos. Com expertise em inovação, do CLIA Multilog Campinas – recinto alfandegada que desenvolve soluções completas e diversificadas para operações internacionais, centros de distribuição e transportes – foi o operador escolhido para oferta de estrutura adequada para a conferência.

O auditor-fiscal Miguel da Costa Lino Tourinho, da Alfândega de Viracopos, é um dos mais de 13 mil servidores da Receita Federal que estão atuando fora de sua repartição em virtude da crise do coronavírus. No dia 6 de abril, ele efetuou a verificação física e desembaraçou duas declarações de importação de canal vermelho, de forma remota, a partir de sua própria casa.

O CLIA Multilog em Campinas, que possui estrutura para a realização da vistoria, contou com o desenvolvimento de um sistema para atender a demanda remota, integrando as câmeras já instaladas em diversos pontos para garantir o registro do procedimento de diferentes ângulos. Com isso, o operador pode explorar as imagens e ter total acesso e visibilidade de todos os detalhes da carga e de todas as fases do processo, mesmo de maneira remota. A prática também poderá permitir o acompanhamento do importador da mercadoria.

O Delegado da Alfândega da RFB no Aeroporto de Viracopos, Fabiano Coelho, explica que a prática é exemplo de agilidade, precisão e segurança. “Estamos inaugurando uma nova era no controle aduaneiro. Com o auxílio da tecnologia, faremos conferências físicas ainda mais eficazes e transparentes, aumentando a agilidade e reduzindo as dificuldades causadas pela alocação física dos servidores. Ganha a Aduana, ganham os recintos, ganham os importadores e evolui o nosso país”, conta.

O processo estava sendo estudado há meses, tendo já superado a fase de testes e adequações, o que permitiu a implantação total do modelo neste momento. “A sistemática já estava para ser implementada e se tornou uma realidade com o surgimento da necessidade de isolamento social. Mais uma vez, buscamos a inovação para desenvolver o setor como um todo”, afirma Juliane Wolff, Gerente de Relações Institucionais da Multilog.

A conferência de carga de forma remota foi autorizada pela Portaria ALF/VCP nº 33, de 23 de março de 2020. Segundo especialistas, ela não substituirá conferências presenciais em casos de maior complexidade ou risco.

Segundo a Receita Federal, a nova sistemática não irá substituir a verificação física presencial, que ainda é considerada indispensável em casos de maior complexidade e maior risco, mas será uma importante alternativa para o aumento da produtividade da atividade de conferência física, para uma melhor distribuição da carga de trabalho dentro da Unidade, da Região Fiscal e até mesmo do País. Efetuados os devidos ajustes, poderá também ajudar no trabalho das equipes que fazem a gestão dos Operadores Econômicos Autorizados (OEA).