SINDASP participa de debate na ANVISA sobre modelo de integração ao Portal Único

Apresentação do MAPA, em Brasília (DF), poderá funcionar como Benchmarking para análise de risco para processos da ANVISA. 

Na quinta-feira (29/05), a ANVISA – Agência de Vigilância Sanitária – recebeu diversas entidades do setor, entre elas o SINDASP, representado pelo seu Vice-Presidente, Elson Isayama. Na apresentação, feita pelo GAESI/USP ao lado do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi detalhado o sistema de gerenciamento de riscos do MAPA, que atualmente está em operação para produtos de origem animal, no novo processo de exportação, com a utilização do Módulo LPCO. O conteúdo exposto servirá para avaliação de Benchmarking para análise de risco dos processos de importação com anuência ANVISA.

Além do Vice-Presidente do SINDASP, Elson Isayama, que representou o Sindicato, estiveram presentes no encontro: Jorge Kralik (Feaduaneiros), José Raposo (Feaduaneiros), Nívio Perez (Feaduaneiros), Marcus Aurélio de Araújo (ANVISA), Cristiano Grégis (ANVISA), Vidal Melo (USP), Fernando Mendes (MAPA), Leonardo Lahud (SECEX), Angélica Marques (ABIMED), Glaucia Lima (ANVISA, gerenciamento de riscos), João Gregório (ANVISA, gerenciamento de riscos).

Para Elson Isayama, Vice-presidente do SINDASP, outras considerações pertinentes, com os respectivos status, também deverão ser levadas em conta, a saber:
– Sistema de análise de risco conforme estabelecido pela RDC 228 – Anvisa está finalizando questões sistêmicas e por isso não tem ainda um prazo previsto para efetivação do processo. Será informado tão logo concluam as condições;

– Atualizações – Ocorrerão atualizações ainda no modelo atual de PEI, para alguns ajustes sobre priorizações e consolidações;

– Conferencia física – apresentada proposta de agendamento direto pelo analista do processo em até 48 horas, sendo que teríamos 24 horas para informação caso a carga não esteja ainda no local de desembaraço e remarcação do agendamento (foi uma proposta, e será pedido auxílio da comunidade na busca de uma solução para essa questão).