SINDASP participa do 37º ENAEX e aposta no avanço do comércio internacional

Especial ENAEX

O SINDASP – Sindicatos dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – participou da 37ª edição do ENAEX (Encontro Nacional de Comércio Exterior) que aconteceu nos dia 15 e 16 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ). A categoria esteve representada por seu Presidente, Marcos Farneze.

“Sempre que levantam uma bandeira, uma causa relevante em prol do Comércio exterior Brasileiro, o SINDASP estará presente”, destacou Farneze. O SINDASP acredita que com as melhorias do Portal Único o País poderá avançar no comércio internacional, onde ocupa modesta posição de 24ª colocado, enquanto é hoje a 9ª economia mundial.

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) realizou ENAEX 2018, que teve como tema “Desafios para um comércio exterior competitivo”. O vice-presidente da AEB, Mauro Laviola, fez coro com o mesmo discurso do SINDASP ao afirmar que que o País dispõe de mecanismos internos dedicados ao mercado internacional em contínuo processo de aperfeiçoamento e permanente acompanhamento do quadro evolutivo das negociações internacionais. “Porém, a participação brasileira no comércio mundial há muito não evolui do percentual médio de 1% verificado nos últimos anos, em flagrante contraste com o tamanho da sua economia”.