Sindasp prevê melhorias em Guarulhos com Siscomex Web e Anexação Digital

“Cada dia de atraso para a liberação de uma mercadoria incide em 0,8% o custo do produto para as empresas”, alerta Presidente da Entidade, Marcos Farneze.

O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, na parceria GRU Airport e Inspetoria da Aduana, está atento aos ajustes de modernização implementados pela Receita Federal no Brasil.

O Sindasp – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo prevê, em breve, um encontro com a direção do Aeroporto de Guarulhos para alguns ajustes positivos como, por exemplo, a forma de entrega das cargas. “Necessitamos uma autorização para que o despachante possa adentrar ao armazém portando seu tablet, ferramenta que será utilizada tanto pelo auditor fiscal como pelo despachante aduaneiro.”, prevê Marcos Farneze, presidente do Sindasp.

O SINDASP vem acompanhando a implantação do SISCOMEX WEB Importação, bem como anexação digital de documentos. A direção do Sindicato esteve em Brasília, se familiarizando sobre este assunto e, junto com a Receita Federal, já realizou duas palestras em VCP, uma palestra na Inspetoria da Receita em São Paulo / Tatuapé e por último, ruma palestra no aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos sobre anexação e Declaração de Exportação WEB.

“Cada dia de atraso para a liberação de uma mercadoria incide em 0,8% o custo do produto para as empresas, e a Receita pretende por meio deste sistema, reduzir consideravelmente este custo.”, destaca Marcos Farneze, presidente do Sindasp

Certificado Digital – Por meio do Portal Siscomex cria-se um dossiê onde serão anexados os documentos digitalizados, que ao serem apensos à Declaração de Importação, a recepção será automática. Porém, é necessário que se tenha o certificado digital. Uma parceria entre o CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e o Sindasp, em Campinas, possibilita que o Despachante Aduaneiro possa fazer a certificação digital no posto do Sindasp, no Aeroporto de Viracopos.

Para o presidente da Associação Brasileira de Comércio Exterior (AEB), José Augusto de Castro, o Portal Único vai forçar todos os órgãos anuentes e intervenientes a se sincronizarem e a agilizarem os procedimentos de exportação e importação. “O Portal será capaz de detectar quem está atrasando os processos de comércio exterior”, ressalta.

O sócio da Bain & Company, Fernando Martins, lembra, porém, que Portal Único de Comércio Exterior, deve ser integralmente implementado em 2017. Para ele, a ferramenta é importante para reduzir a burocracia no comércio internacional, mas não o suficiente para agilizar processos. “Ainda existem muitos órgãos participando do comércio exterior”, conclui.