SMART inaugura fábrica em Atibaia e avança na diversificação de seus negócios no Brasil

A SMART Modular Technologies Brasil inaugura nesta quinta sua fábrica de baterias íons de polímero de lítio, em Atibaia, interior de São Paulo. A empresa dá um importante passo na diversificação de sua linha de produtos e inova ao trazer tecnologia de fabricação de baterias de última geração ao Brasil.

Com foco em acompanhar a crescente demanda do mercado de baterias com múltiplas aplicações, a empresa inicia a produção com modelos destinados a smartphones – que têm migrado para baterias de polímero de lítio por serem mais compactas e terem maior capacidade de armazenamento. A fábrica terá capacidade produtiva inicial para mais de seis milhões de unidades por ano.

Por ser parceira de um dos maiores fabricantes mundiais de células de baterias de polímeros de lítio e por ter sido qualificada para atender à demanda de clientes já existentes, a SMART pretende conquistar rapidamente 20% de participação de mercado. O objetivo é ampliar o portfólio de produtos e oferecer baterias de lítio usadas em notebooks e empregadas por outros segmentos, como tablets, dispositivos da Internet das Coisas, ou IoT, entre outros.

O novo investimento faz parte do plano de expansão da SMART, anunciado em maio deste ano. A empresa pretende investir R$ 700 milhões no país até 2021, com foco na ampliação da sua capacidade produtiva, no desenvolvimento tecnológico de sua unidade de encapsulamento de semicondutores e no lançamento de novos produtos, como solid state drives ou SSD’s, baterias estacionárias, para módulos de IoT e até para veículos elétricos. Para o êxito desses importantes projetos, a empresa também continuará investindo significativamente em Pesquisa & Desenvolvimento e na capacitação de seus recursos humanos. “Estamos muito felizes em inaugurar nossa nova fábrica e em ampliar o nosso negócio no Brasil. Sabemos do potencial do país no campo tecnológico e os investimentos que fazemos aqui reforçam a nossa crença no mercado local”, diz Rogério Nunes, diretor presidente da SMART no Brasil.

A empresa, que há um ano inaugurou o primeiro laboratório de testes e prototipagem de componentes semicondutores do Brasil em parceria com o Instituto Eldorado, sediado em Campinas/SP, desenvolve, projeta, produz e comercializa no país componentes e dispositivos de memória de qualidade mundial para os maiores fabricantes globais de smartphones, computadores pessoais, servidores e smart TVs.

A inauguração da nova fábrica em Atibaia e o laboratório em Campinas tiveram apoio da Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade. Para a planta de baterias, a agência deu suporte tributário. “Todas as iniciativas que têm como foco a inovação ajudam a promover o desenvolvimento econômico no Estado de São Paulo. Elas são prioritárias para o estado paulista”, destaca o diretor da Investe SP, Sérgio Costa.