Software inteligente é novidade da Elog para gerenciamento de armazenagem

O aumento na velocidade dos processos, desde o recebimento até a expedição, e a rastreabilidade da operação são alguns dos benefícios oferecidos pelo sistema

A Elog, braço de logística do Grupo EcoRodovias,  em parceria com a Alcis, empresa que oferece soluções de tecnologia para supply-chain e logística, está implantando o sistema WMS ALCIS para o gerenciamento de suas operações de armazenagem e distribuição. A implantação da solução teve início em janeiro deste ano e está sendo utilizada no Centro de Distribuição (CD) de Alphaville para o gerenciamento das operações de mais de 48 clientes. Até junho de 2012, a Elog planeja ter todos os seus Centros de Distribuição utilizando este novo WMS.

 

O WMS Alcis é um sistema modular, capaz de gerenciar múltiplos sites e diversos proprietários de estoques. Por ser altamente parametrizável, reduz a necessidade de customizações, o que aumenta a velocidade de implantação de novos clientes a um menor custo. As parametrizações do sistema podem ser realizadas por localidade e por proprietário. Desta forma é possível atender os diversos tipos de operações recebidas no mesmo local, como químico, farmacêutico, eletroeletrônicos, operações fracionadas, paletizadas, cross-docking e muitas outras. O sistema permite também o controle de todas as informações em tempo real, via WEB, através de um Dashboard.

 

Um exemplo de eficiência do software é a indicação do exato local onde o produto deve ser estocado, e no momento da expedição gera as missões de picking através do coletor do operador. “A indicação do lugar onde o produto vai ser armazenado é feita pelo sistema, e não pelo operador, além disso, ao se logar no coletor, o operador recebe a missão de separação pronta, o que facilita a movimentação dos produtos, e permite grande economia de tempo a partir de seu recebimento”, ressalta Marli Antunes, gerente de TI da Elog.

 

Para os clientes, alguns dos benefícios proporcionados com a utilização do software WMS são a acurácia dos estoques, pois possibilita  inventários cíclicos, permitindo um controle contínuo; aumento na velocidade dos processos, desde o recebimento até a expedição; rastreabilidade da operação; controle de lotes; data de vencimento e número de série, entre outros. O sistema possui também um módulo flexível para desenvolvimento de interfaces com clientes (EDIs) que, além de aumentar a velocidade no recebimento das informações, permite ao planejamento gerenciar janelas de recebimento e expedição por cliente, otimizando tempo de docas e maior eficiência no transporte.

 

A Elog adotou a solução como uma plataforma tecnológica. “O WMS Alcis oferece grande controle sobre as operações, permitindo a rastreabilidade das informações ao longo de todo o processo. Como as operações são executadas 100% com coletores de dados, temos um aumento na confiabilidade e segurança. A partir do controle exato das localizações dos produtos, foi possível a reorganização dos depósitos, otimizando operações existentes e possibilitando o início de novos modelos de negócio”, acrescenta a Gerente de TI da Elog.

 

Segundo Marli Antunes, a Elog possui um plano de investimentos em tecnologia, focando a excelência na prestação de serviços de logística integrada, ofertando ao mercado soluções completas que vão desde unidades alfandegadas, CDs às modernas plataformas logísticas que são os Ecopátios.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *