Startup cria condomínio solar no interior de São Paulo e oferece lotes que barateiam conta de energia elétrica

A recém-criada startup NewSun Energy Brasil está implementando, em Franca, uma usina de geração fotovoltaica que poderá ser utilizada para a produção de energia limpa e renovável para qualquer tipo de consumidor – inclusive pequenas empresas e pessoas físicas. É a primeira vez que um negócio desse tipo está sendo instalado no Brasil.

O projeto, que recebe apoio da Investe São Paulo, a agência de Promoção de Investimentos e Competitividade do Governo do Estado de São Paulo, consiste na criação de um condomínio solar onde o cliente poderá comprar um ou mais lotes de energia, que são na verdade frações do total produzido pela usina. A eletricidade gerada por esses lotes entra na rede já existente da concessionaria de energia da região (no caso, a CPFL) e transforma-se em créditos que poderão ser utilizados para se abater da conta de luz ao longo de 30 anos.

Segundo o CEO da empresa, Fernando Berteli, a principal vantagem para quem entra nesse modelo de consumo energético é a previsibilidade. “A tarifa da conta de luz tende a aumentar a cada ano em taxas sempre maiores que a inflação. Mas quem participa de nosso condomínio solar, praticamente congela o valor da conta para os próximos 30 anos”, explica.

Na NewSun, cada cliente pode adquirir quantos lotes quiser, de acordo com sua necessidade, financiando o valor ao longo do período de concessão. “E o mais incrível, ele fica livre para vender o lote caso tenha que se mudar do Brasil ou por outro motivo. Estamos trazendo a economia compartilhada e o empoderamento do consumidor também para o setor de energia”, defende Berteli.

Ele ressalta também a segurança do investimento, já que a NewSun será a proprietária da usina e responsável por toda sua manutenção, oferecendo inclusive um seguro completo ao longo de toda a vida útil do lote comprado. Além disso, os créditos gerados no condomínio podem ser utilizados para abater as contas de luz de qualquer conta vinculada ao proprietário, seja ela de pessoa física ou jurídica.

A Investe SP vem ajudando a startup principalmente na interlocução com órgãos públicos e de fomento. “Faz parte de nossa missão incentivar o desenvolvimento sustentável no Estado de São Paulo, e a geração de energia fotovoltaica é um caminho obrigatório nesse sentido”, afirma o diretor da Agência, Sérgio Costa.

Um dos fatores que possibilitou a criação do projeto pela NewSun foi uma resolução publicada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente em agosto desse ano, facilitando o licenciamento ambiental de projetos de geração de energia menor que 5 Megawatts. Com a nova regra, o projeto da NewSun entra no Estudo Ambiental Simplificado (EAS), que só exige autorização para supressão de vegetação nativa ou para a instalação em áreas de proteção de manancial quando necessária.

“A resolução foi publicada graças a um extenso estudo que teve uma participação importantíssima de nossa equipe junto. Afinal, essa já era uma demanda de outras empresas de geração de energia limpa que atendemos” lembrou o diretor da Investe São Paulo.

“São iniciativas como esta que tornam o Estado de São Paulo cada vez mais surpreendente e inovador. Nós estimulamos estes investimentos considerados decisivos para o futuro do País”, destaca o vice-governador e Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Márcio França.

A NewSun já iniciou a construção do condomínio solar em Franca, e está com lotes disponíveis para compra. Esse é o primeiro de uma série de empreendimentos similares que deverão ser instalados em São Paulo no futuro – já existem negociações em áreas de concessão da Eletropaulo, próximo à capital, e em áreas da Elektro, no sudoeste do Estado.

À longo prazo, a empresa também pretende formalizar parcerias com prefeituras municipais, provendo energia renovável a custos reduzidos para a população de baixa renda e ao poder público.

Sobre a Newsun

A Newsun é uma startup criada ainda em 2017 pela joint-venture entre duas empesas experientes na geração de energia fotovoltaica que tinham o sonho de democratizar o acesso a esse tipo de potência de forma segura e rentável. Foi daí que veio a ideia da construção de um condomínio solar.

Com visão totalmente voltada para o estímulo ao desenvolvimento econômico sustentável, a empresa tem buscado parcerias com instituições de ensino para promover a conscientização sobre esse assunto. Seus executivos decidiram, inclusive, doar um percentual do faturamento da primeira usina que será construída em Franca.
Para saber mais, acesse www.newsun.energy.