Tecnologia em empilhadeiras revoluciona movimentação e pode trazer avanços ao mercado cerâmico

Alguns fabricantes de empilhadeiras reportaram bons resultados de faturamento do último ano, com avanço de 20%. No entanto, esse mercado ainda tem muito a crescer no nosso país. Para se ter uma ideia, no Brasil são 8 empilhadeiras para cada 100 mil habitantes. Já em países da Europa, como a Alemanha, esse mercado é bem maior e a projeção é de 100 empilhadeiras para cada 100 mil pessoas, segundo um conceituado veículo. Neste contexto, como em outros segmentos, a inovação pode trazer benefícios na área de movimentação nas fábricas das empresas, somada à economia significativa nos custos das operações logísticas.

 

Tecnologia embarcada – Uma das empresas que oferece soluções agregadas às máquinas de movimentação – em especial às empilhadeiras – é a Softrack. Com Sede em Campinas, a empresa está presente neste processo com soluções que podem ajudar a medir em tempo real a produtividade de máquinas ou operadores, e ainda indicar quais setores da planta precisam de mais equipamentos ou suprimentos.

 

Ao inovar com a telemetria nos equipamentos de movimentação, o conceito de “fleet management” oferece a integração dos dados automaticamente, ofertando uma ampla visão, além da rotina das operações. “Entregamos o Business Intelligence na logística que vai muito mais além que uma simples leitura de dados, um projeto de gerenciamento com visibilidade total da planta”, destaca Mário Neto, diretor da Softrack.

 

Baixo custo e alto retorno – A gestão de todo o processo proporciona uma visão ampla do negócio. O sistema da SOFTRACK é composto por soluções Web e equipamentos eletrônicos instalados diretamente nos veículos. Os softwares capturam os dados dos dispositivos e fornecem, de forma clara e objetiva, gráficos que mostram as mais diversas informações a respeito da frota, como planejamento e acompanhamento das viagens em tempo real, cercas eletrônicas, viagens realizadas, trocas de mensagens entre os motoristas e a central de monitoramento – seja ela própria ou terceirizada – e alertas de velocidade e de paradas. Ele monitora máquinas utilizadas em armazéns e pátios, como empilhadeira e elevadores industriais.

“Hoje em dia, se notarmos, encontramos a presença da tecnologia em tudo o que fazemos. Desde a utilização continua de um smartphone até aplicativos que facilitam sua rotina diária mesmo fora do trabalho. A gestão de frotas e seus benefícios não podem ficar de fora desses avanços e muitas empresas já notaram esse benefício “Em um primeiro momento, a busca é pela redução de custos, o que seguramente é entregue em nossa proposta. Todavia, os clientes recebem muito mais que isso”, revela. “Temos alguns cases de sucesso apresentados ao mercado. Queremos dividir esses resultados positivos para que mais empresas possam se utilizar desses recursos e conquistar ganhos expressivos em suas operações logísticas, a exemplo do mercado cerâmico”, completa Neto, diretor da Softrack.

A empresa, que atua hoje no Brasil e na América Latina, atingiu quase 2.000 equipamentos com essa tecnologia.