Tempo no despacho de importação marítima cai mais de 10%

Na última sexta-feira, 4/12/15, a RFB (Receita Federa do Brasil) anunciou a redução nos tempos no despacho da importação de bens no modal marítimo. O número de dias necessários passou de 16,44 para 14,39, ou seja, houve uma queda de 12,5%.

Os dados foram colhidos por meio de apurações especiais nos períodos de outubro de 2013 a março de 2014 e abril de 2014 a fevereiro de 2015.

A redução se deve à melhora da logística. Entre as medidas adotadas, destaca-se o Portal Único do Comércio Exterior, projeto que tem como objetivo melhorar de forma significativa a performance dos processos de importação e exportação. Quanto à atuação da RFB, os tempos praticados são baixos, mantendo-se estáveis.

Apesar da melhoria dos tempos, ainda há espaço para evolução em todo o processo. Pode-se apontar especialmente as etapas de presença de carga, registro da DI, anuência e retirada dos bens desembaraçados.

“A Receita Federal trabalha em conjunto com os demais órgãos públicos e o setor privado na melhoria da performance do comércio exterior brasileiro”, declarou José Carlos de Araújo, coordenador-geral de Administração Aduaneira.

Para ler o Estudo e Análise Importação Modal Marítimo, clique aqui.