Terminais da margem esquerda de Santos são beneficiados com inauguração de novo acesso

Obra inaugurada no Guarujá visa melhorar mobilidade. Novo acesso vai diminuir o tráfego em 40% na Rua do Adubo. 

A cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, vai inaugurar um novo acesso à Margem Esquerda do Porto de Santos. O objetivo é melhorar a circulação de caminhões que se dirigem aos terminais localizados no Distrito de Vicente de Carvalho. A entrega da nova via acontece nesta quinta-feira (15), na Rodovia Cônego Domênico Rangoni.

O novo acesso tem 600 metros de extensão por 50 de largura e interliga a Cônego Domênico Rangoni à Avenida Santos Dumont. A previsão é que a via reduza em 40% a movimentação de caminhões na Rua Idalino Pinez, conhecida como Rua do Adubo, que fica no bairro Jardim Boa Esperança.

Os terminais da Margem Esquerda são responsáveis por 60% da movimentação de cargas no complexo portuário. Quando a segunda fase da Perimetral estiver concluída, não será mais necessário o acesso ao Porto pela Rua do Adubo, que voltará a ser uma via exclusivamente municipal, com tráfego local.

Segunda fase da Perimetral – A segunda fase da Perimetral de Guarujá terá quatro quilômetros de pista e duas pontes, sendo uma estaiada e outra convencional. A obra está orçada em R$ 300 milhões. Todas as proposições de traçado e obras necessárias foram aprovadas em reuniões técnicas entre a Prefeitura de Guarujá e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Na Avenida Santos Dumont, para separar o tráfego urbano do portuário, a Codesp optou por construir uma ponte. Ela terá 990 metros de comprimento, quatro faixas e será usada somente para o fluxo urbano. A obra terá início nas proximidades do terminal da Dow Química e fim sobre o Rio Santo Amaro.

Já os caminhões que vão para São Paulo e os que vêm para o Porto entrarão pelas alças na ponte estaiada, que será construída na Conêgo Domênico Rangoni. A estimativa é que seja concluída em 12 meses, a partir do início das obras. Somente após sua entrega é que terá início a remodelação da Avenida Santos Dumont e a construção da outra ponte sobre o Rio Santo Amaro, com previsão de entrega para 2018.