Terminal Doméstico sairá em 2020

E a carga doméstica?

MARCELO MOTA – A gente está ainda trabalhando nisso: manter a infraestrutura moderna, sem deixar ela decair e, cada vez mais, melhorar os processos. Houve um crescimento, uma movimentação no mercado doméstico, por conta da Azul Cargo e da Modern (foto), que fazem a distribuição de produtos.

Viracopos ainda não tem uma boa infraestrutura para carga doméstica, tanto é que a nossa ideia quando a gente desativou o terminal zero, o terminal antigo, é que a gente sempre planejou fazer a reforma desse antigo terminal de passageiros, o terminal zero, e, como teve essa crise em 2016, 2017, a gente acabou adiando o projeto, mas agora a gente tá voltando com tudo. O projeto sai em 2020. A gente ainda sente isso. Você tem um núcleo de produção aqui na região e o escoamento da produção para os outros estados brasileiros ainda é feito de caminhão ou feito por outros aeroportos e poderia sair diretamente daqui de Viracopos a carga nacional.

Esse desenvolvimento tem a ver também com o crescimento do e-commerce nacional? É desse tipo de carga que chega aqui?

MARCELO MOTA – Também, acho que isso influencia. Não é só o e-commerce, é movimentação econômica industrial interna. É, você tem muito eletrônico, mas ainda é equipamentos maiores: TV… tem muita. Sim (em Manaus), você tem a produção LG, Samsung e tem muitas empresas dessas que produzem produtos, mesmo as que trabalham com produtos Apple e tudo, que não se encaixam como comércio eletrônico, mas ainda tem uma produção muito grande. Ele é produzido na região e tem que alimentar o Brasil e isso não passa por aqui. Como houve essa redução nos dois anos atrás, então a gente atrasou frutas também. Ele faz uma rota interessante porque é Recife e Manaus, aí volta, faz um giro quando poderia fazer uma distribuição mais direta para o Sul e para o Sudeste direto aqui do aeroporto.  Então a gente retomou esse processo e já está, não quero anunciar ainda não, mas está quase…