Thomson Reuters lança solução para comércio exterior e compliance integrada a ERP das empresas

Seu mais recente lançamento, a solução RPS (Restricted Party Screening), visa a atender de forma combinada os desafios de comércio exterior, risco e compliance

A Thomson Reuters, provedor líder mundial de soluções e informações inteligentes para empresas e profissionais, está lançando a solução RPS, totalmente integrada ao Sistema Corporativo (ERP) da empresa, que permite conhecer a reputação de clientes e fornecedores, a fim de evitar riscos que possam comprometer a integridade da companhia.

Os dados que alimentam a RPS estão armazenados no Accelus World Check, um grande banco de dados globalmente reconhecido como fonte de informação sobre empresas e indivíduos. Este sistema acumula mais de 500 listas de proibição/sanções, incluindo as listas oficiais, e abrange 240 países. As informações são atualizadas automaticamente e ainda há um grupo com mais de 200 profissionais focados na busca de fatos adicionais em diversas outras fontes.

Entre as vantagens oferecidas pela solução RPS destaca-se sua integração com o sistema corporativo da empresa, no qual são mantidos os dados de clientes e fornecedores. Isto possibilita que após a inclusão ou alteração dos dados de parceiros comerciais, que apontem alguma restrição, o processo de screening (blindagem) seja disparado automaticamente, bloqueando o cliente/fornecedor. Com isso, evita-se que qualquer operação logística ou financeira seja realizada com esse parceiro, antes do processo de validação das informações. Esta automatização também permite a reavaliação periódica do parceiro.

No cenário atual, diante do envolvimento de empresas em situações legalmente suspeitas, é fundamental tomar precauções para evitar que a companhia seja contaminada por fatos negativos. Nesse sentido, o RPS permite tomar medidas como rastreio de empresas e indivíduos a elas relacionados, com abrangência de 100% das listas de sanções, atualizadas automaticamente; oferece mais de 100 mil fontes adicionais de conteúdo, buscas por nomes regionais e caracteres não latinos.

Além disso, mantém a empresa em conformidade com as leis anticorrupção, por meio de auditoria dos resultados dos rastreamentos, em conformidade com os requisitos dos Órgãos de Estado, Comércio e outras agências, entre outros benefícios.

“Nosso objetivo é proporcionar a maior segurança possível para nossos parceiros, a fim de que eles tomem decisões com a garantia que estão de acordo com as regras legais e de boas práticas institucionais”, afirma  José Leonélio de Souza.

“Com a globalização, não basta seguir as regras internamente, é preciso ter certeza de que fornecedores e parceiros também adotam boas práticas nos negócios. Caso contrário, a empresa pode ter sua reputação questionada por associação a uma organização suspeita e ficar de fora de transações importantes, principalmente em comércio exterior”, complementa Leonélio.