TMD Friction inaugura fábrica em Salto

A TMD Friction do Brasil, fabricante das pastilhas e lonas de freio da marca Cobreq, realizou a cerimônia de inauguração de sua nova planta em Salto nesta semana.

O projeto de investimento de R$ 142 milhões recebeu apoio da Investe São Paulo, a agência de promoção de investimentos e exportações ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

“É muito bom estar aqui e ver a conclusão de um projeto em que trabalhamos tanto. E quero que todos da empresa saibam que vamos continuar atuando em parceria para que as futuras expansões da empresa sejam um sucesso”, afirmou Sérgio Costa, diretor de desenvolvimento de negócios e relações institucionais da instituição durante o evento.

O apoio dado pela agência foi reconhecido também pelo diretor executivo da empresa no Brasil, Edilson Jaquetto. “Nos ajudaram a encontrar um lugar onde pudéssemos manter nossos colaboradores que estavam trabalhando em Indaiatuba e ao mesmo tempo atender nossos clientes de forma ainda mais eficiente”, explicou.

A equipe da Investe São Paulo acompanhou a TMD Friction na visita a diversos terrenos em dez municípios da região, além de ter ajudado no relacionamento com a CPFL para a ligação de energia elétrica.

A nova unidade da TMD Friction representa o maior investimento do grupo japonês Nisshinbo, ao qual a TMD pertence. A necessidade de expansão fez a empresa trocar seus 82.000 m² (zona urbana) de área total e 18.000 m² de área construída em Indaiatuba, onde operava desde 1975, por respectivamente, 100.000 m² e 32.000 m². Adicionalmente, a nova unidade oferece a possibilidade de expansão, por se tratar de um distrito industrial.

“Apesar dos muitos desafios, fizemos um excelente trabalho na construção da fábrica e conseguimos atingir todos os nossos objetivos. Vamos agora trabalhar para consolidar nossa posição de destaque no mercado de materiais de fricção na América Latina”, afirmou John Hudson, CEO e presidente da empresa.

Já o prefeito de Salto, José Geraldo Garcia,  ressaltou não só a importância do projeto para o município e a região, mas o esforço que sua equipe tem feito para atrair novos empreendimentos. “Temos o objetivo de tratar o empresário da mesma forma que a Investe São Paulo, fazendo com que se sintam bem-vindos e encorajados a investir”, disse.

Também realizaram discursos o diretor-geral da TMD Friction na América do Sul, Marcoabel Moreira, o EVP para Américas da TMD Friction, Greg Scheessele e o representante da Nishinbo Holdings Kazuhiro Iwata.

Sobre a TMD Friction – A TMD Friction, uma empresa do grupo Nisshimbo, é a maior fabricante de material de fricção para veículos comerciais e de passageiros da indústria automotiva global.  A empresa possui três centros de pesquisa e desenvolvimento, 13 plantas industriais em oito países, comercializando também as marcas Textar, Pagid, Mintex, Don, Cosid e Dynotherm.

A empresa fornece seus produtos para todo o mercado nacional de reposição e para as principais montadoras existentes no país. Globalmente possui mais de 5.000 funcionários na área de freios e de material de fricção.